quarta-feira, 21 de maio de 2008

Desertificação na África


Durante muitos anos, a problemática da desertificação foi ignorada pela comunidade internacional. Pouco interesse e poucos meios.
A desertificação na África ocorre mais pela população em regiões de clima semi-árido. Destruindo a vegetação deixa o solo exposto ao sol assim ocorre com mais facilidade a Desertificação.
No sul do Saara, no Shael o problema da desertificação se alastra de forma assustadora, onde quem causa isso são os humanos.
Ao sul do deserto do Saara estão localizados alguns dos países mais pobres do planeta como Mali, Niger, Chade e o Sudão, em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis. Essa destruição de dá por causa da produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes.
A desertificação leva a morte de vários animais e pessoas também, quem vive em áreas assim, sofre muito com o clima seco, falta de alimentos, e más condições de higiene. Trata-se mesmo de uma catástrofe da natureza que a causa é a ação humana.
Para resolver o problema de desertificação são necessários recursos financeiros, aplicação de tecnologia e ajuda de políticos mas como os paises africanos sofrem com sua parte financeira não tem condições de ajudar a população com aspectos políticos e sociais.

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.un.org/radio/photo/full/desertification1.jpg&imgrefurl=http://www.un.org/radio/por/story.asp%3FNewsID%3D396&h=150&w=175&sz=4&hl=pt-BR&start=104&tbnid=Jal1gOWiyhR-nM:&tbnh=86&tbnw=100&prev=/images%3Fq%3Ddesertifica%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bna%2Bafrica%26start%3D100%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN


http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm



segunda-feira, 19 de maio de 2008

Desertificação da África

O processo de desertificação da África ocorreu devido a ocupação dos seres humanos em regiões
aridas, semi-aridas e subúmidas, ocupando-as com o cultivo da monocultura, o mesmo retira toda camada de vegetação, isto é, o solo então fica exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando então o processo de desertificação.

A Desertificação da África, fez com que os seres humanos comecem animais que não faziam parte da dieta humana, e que levavam à transmissão para o homem de vírus os quais ele não tem defesas.
Isso é uma catástrofe da natureza; trata-se da alteração que tem causa na ação humana.
Desertificação é a degradação da terra, problemas inclusive que os seres humanos ocasionam, ou seja, nos acabamos com a terra.


Antes de o assunto desertificação virar preocupação de ambientalistas e estudiosos no Brasil, o fenômeno já havia devastado quase 400 mil quilômetros quadrados de terras nos Estados Unidos e provocado a morte de milhares de pessoas na África. Foi justamente por causa de uma grande seca ocorrida na década de 70, em Sahel, região próxima ao Deserto do Saara, que o mundo conheceu, de fato, o que era a desertificação e os males decorrentes dela. Quinhentas mil pessoas morreram, vítimas de fome e de sede.


Desertificação da África

Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área em um deserto. Esse termo tem sido muito utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana. Devido às condições ambientais, as atividades econômicas desenvolvidas em uma região podem ultrapassar a capacidade de suporte e de sustentabilidade, o processo é pouco perceptível á curto prazo pelas populações locais, e também a erosão genética da fauna e flora, extinção de espécies e proliferação eventual de espécies exóticas.

O processo de desertificação ocorrido no continente africano acontece devido à ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido ocupando-as com o cultivo da monocultura. Essa prática retira toda camada de vegetação deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação.

O caso mais evidente desse processo está ao sul do Saara em uma região chamada de Sahel, nessa região o problema cresce de forma assustadora, as causas são por ações antrópicas. No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental. Em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis. Essa destruição se dá por causa da produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes.

Para reduzir o avanço da desertificação são necessários, recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, mas há um inconveniente, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros, não conseguem sequer oferecer à sua população políticas sociais.



Desertificação da África


Uma nova aliança de especialistas em desertificação foi constituída para combater a degradação dos terrenos e a desertificação do continente africano. A nova aliança denominada de TerrAfrica, foi formada pelos representantes dos governos africanos, o Banco Mundial, e a Convenção da ONU para o Combate a Desertificação que participam da conferência anual da ONU sobre a desertificação. A aliança TerrAfrica pretende atrair pelo menos 4 bilhões de dólares ao longo de 12 anos.
Segundo Karen Brooks, gerente regional para a África do Banco Mundial, o dinheiro para a Terráfrica, descrita como a maior aliança anti-desertificação da história, será inicialmente administrado pelo Banco Mundial, e só será disponibilizado através de um fundo estabelecido pelos doadores.
O ministro do Ambiente do Quénia (Kalonzo Musyoka), acolheu com agrado a constituição do grupo, que referiu vai combater um dos maiores problemas que o continente africano enfrenta.
“A degradação das terras e a baixa produtividade do sector agrícola são razões importantes interligadas com as faltas de alimentos que enfrentam muitas das nações africanas. TerrAfrica representa um modelo novo e coletivo para tratar da desertificação e a degradação dos solos.”
Musyoka manifestou a esperança de que a aliança TerrAfrica possa ajudar os países africanos a aumentar a produção de alimentos.

http://www.voanews.com/portuguese/archive/2005-10/2005-10-25-voa2.cfm

domingo, 18 de maio de 2008

A Desertificação na África


A Desertificação na África


O processo de desertificação na áfrica é oriundo da ocupação humana, segundo a ONU.O caso mais evidente é o Sahel localizado no sul do Saara, onde esse problema cresce de forma assustadora.Para reter esse problema e necessários recursos financeiros, aplicações tecnológicas e vontade política.
O constante crescimento desse problema já provoca ameaça outra região distante dos problemas, avanço vai contribuir para a agravação dos problemas como a fome, a miséria e exclusão social.
Para combater a Desertificação na África especialistas formam uma aliança chama TERRAFRICA, formada pelos governos africanos, o Banco Mundial, e a Convenção da ONU que participaram na sétima conferencia da ONU em função da desertificação. Kalonzo Musyoka, ministro do Ambiente do Quênia, aprovou a aliança já que ela vai combater um dos problemas mais graves da áfrica, e também ele manifesta a idéia de que com essa aliança a produtividade de alimentos. ______________________________________________________________
Josiane e Jeniffer


Fontes:


sábado, 17 de maio de 2008

A desertificação na África


O termo “ desertificação “ passou a ser usado a partir do final da década de 40, para caracterizar lugares que estavam passando a ficar parecidos com desertos.

Devido as condições climáticas na África , e outros fatores, foi criado um plano para combater a desertificação (degradação das terras nas zonas áridas, semi- áridas e sub- húmidas secas,resultantes de vários fatores, incluindo as alterações climáticas e as atividades humanas), no continente Africano pelos governantes de seus paises .

Esse fenômeno tem provocado a escassez de alimentos , ameaçando expulsar milhões de pessoas desse continente nas próximas décadas.


Na foto acima , podemos observar as áreas que apresentam maior probabilidade de desertificação.

Em uma entrevista coletiva feita na cidade de Nairóbi( capital da Quênia)feita com autoridades, decidiu-se criar uma parceria chamada de " Terráfrica ", com o objetivo de aumentar a troca de idéias sobre o combate à degradação do solo, pretendendo atrair no mínimo 4 bilhões de dólares ao longo de 12 anos.

Um dos governantes afirmou que o objetivo é de melhorar políticas e a governança que afetam a gestão do solo, também de ampliar pesquisas de causas das degradações do solo e soluções que funcionem realmente, não só na teoria, como também na prática.

A África Subsaariana é considerada a região que possui o maior índice de desertificação de todo o mundo. Estima-se que ate o ano de 2020 , por volta de 135 milhões de pessoas de todo o mundo, poderão ter que abandonar suas terras devido a contínua desertificação. Entre estas, 60 milhões serão somente da África Subsaariana.

A miséria que é causada pela desertificação, além de aumentada pelas ações humanas para se apropriar e explorar terras, recursos naturais,(água , diamantes, petróleo...) também provém da total perda se Soberania de seus país. Quando se perde a capacidade de se alimentar , de ter controle de sua própria produção de energia, desenvolver-se economicamente, o país ,( a África como exemplo principal) torna-se dependente de outro. Isso faz com que ela consequentemente, não se desenvolva, o que se torna visível em sua cultura e educação.

De acordo com a ONU, ( Organização das Nações Unidas ) falta muito para conscientizar líderes mundiais sobre a desertificação. A luta contra a desertificação exige que os líderes mundiais, estejam realmente levando o problema à serio, dando uma maior atenção ao assunto. Porém, é visível que não é exatamente isso que ocorre.

Bibliografia:



http://panda.igeo.pt/pancd/2006/docs/Resumo.pdf
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI723377-EI299,00.html
http://www.portaldomeioambiente.org.br/Dicas&TextosEspeciais/jovens/13.asp
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/06/19/ult1809u11850.jhtm
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=26976&seccaoid=4&tipoid=117
http://titaferreira.multiply.com/reviews/item/155

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Desertificação da África

A África Subsaariana é a região que apresenta o maior índice de desertificação do mundo.Estima-se que até 2020 cerca de 135 milhões de pessoas irão correr o risco de serem obrigadas a deixar suas terras devido a desertificação.

( Desertificação da África)


Terráfrica é a chamada parceria que pretende arrecadar no mínimo 4 bilhões de dólares, para aumentar a troca de idéias sobre a degradação do solo.
A finalidade dessa parceria é melhorar as políticas e o governo que afetam a gestão do solo e chegar as soluções que realmente funcionam na prática.
Segundo pesquisas da ONU, 65% da população de 800 milhões de pessoas da África estão sendo prejudicadas pela degradação do solo, principalmente nos locais onde houve a derrubada de florestas para abrir espaço para a agricultura e a pecuária extensiva.
A degradação do solo e a baixa produtividade do setor agrícola estão ligadas e são razões importantes para a falta de alimento vivida por muitos dos países da África.
Não adianta quantas políticas são adotadas e quanto se é falado nesses fóruns internacionais, se não fixarmos aos agricultores do vale, a importância de preservar estes sistemas tão frágeis.


( Desertificação da África)



Sites Consultados:

http://www.asabrasil.org.br/int_interface/default_exibir_conteudo.asp?CO_TOPICO=1200

http://www.portaldomeioambiente.org.br/jovens/13.asp


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI723377-EI299,00.html


segunda-feira, 12 de maio de 2008

Desertificação da África

Vamos começar nossa apresentação com um conceito básico sobre o que é desertificação. Desertificação é a destruição infamante da terras nas zonas áridas, semi-áridas e sub-húmida secas, decorrentes de vários fatores dentre os quais podemos citar as variações climáticas e as atividades humanas. Esse problema é alarmante para o ambiente e principalmente quando nos referimos a África, que é o continente mais afetado. A ação humana é responsável, no ponto em que por meio de grandes queimadas, devasta a vegetação nativa e introduz plantas rasteiras que não protegem o solo daação solar e da erosão, ou seja, essa prática retira toda a camada de vegetação deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação.

A África é um dos poucos lugares do mundo que é demasiadamente vulnerável às alterações climáticas. As mudanças climáticas no continente africano já tiveram início e são inevitáveis por pelo menos algumas décadas, devido à interferência humana. No continente africano, ao Sul do Saara, está localizado o Sahel, lá se encontra o caso mais evidente desse processo. Nessa região o problema cresce de forma assustadora, causado porações humanas (citadas anteriormente). Em toda região adjacente ao deserto, que era fértil, a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagos e lagoas), pois há produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes.

Mas o que podemos fazer para coibir ou modificar o avanço de um problema tão sério como a desertificação?

Para isso são necessários recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, porém a maioria dos países africanos sofrem sérios problemas financeiros, e a situação pode se agravar, devido ao constante crescimento desse processo. Regiões até então distantes do problema, começam a ser afetadas, e isso vai contribuir significativamente para agravar ainda mais as condições sociais presentes nos países africanos, como a miséria, fome, exclusão social em um continente que possui um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.


  • Links:
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/ONU_DesertificacaoSeca.htm
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_desertificacao.html
http://cienciasnaturais8.wordpress.com/2007/12/10/a-desertificacao-em-africa/
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

Desertificação da África

Poucos lugares no mundo são tão vulneráveis às alterações climáticas, particularmente à seca, quanto a África. Da região do Sahel ao outro lado do turbulento continente, a equação é uma só.E esse quadro deve piorar muito nos próximos 50 anos. O motivo é a emissão de gases e o aquecimento global, que devem aquecer os oceanos Índico e Pacífico, provocando uma verdadeira revolução do clima no continente. Algumas regiões terão processo de desertificação acelerado, enquanto outras sofrerão com chuvas torrenciais seguidas por grandes períodos de seca.

Sul do continente deve ser mais castigado:


A pesquisa prevê a situação mais complicada para o sul da África.Nos próximos 50 anos o aquecimento das águas dos oceanos Índico e Atlântico, naquela região, acontecerá de forma acelerada e o motivo é a emissão de gases na atmosfera. O Atlântico também deverá passar por processo semelhante. Isso deve afetar bastante o sul do continente africano.


Não há dúvidas de que todo o continente sentirá de forma intensa as mudanças climáticas. Isso terá conseqüências ainda mais devastadoras para as populações que já precisam conviver com a pobreza e a escassez de recursos.
É certo reconhecer que os seres humanos das áreas afetadas ou ameaçadas estão no centro das preocupações do combate à desertificação e ainda que a desertificação e a seca são problemas de dimensão global na em medida em que afetam todas as regiões do Globo e que se torna necessária uma ação conjunta da comunidade internacional .
Os técnicos africanos aprenderão as experiências chinesas para deter a desertificação através de cursos e práticas. Aprenderam a estabelecer barreiras de vento e escolher plantas que servem para controlar o processo de desertificação, entre outras coisas.Com um deserto como o Sahara, a África é a região mais afetada pela desertificação no mundo. O continente necessita urgentemente de assistência econômica e técnica internacional.O desequilíbrio ecológico provocado pela escassez de medidas de preservação do ambiente constituia uma ameaça grave para a flora e a fauna do continente e afeta o setor turístico.
A conclusão é de que as mudanças climáticas no continente por causa da interferência humana já começaram e são inevitáveis por pelo menos algumas décadas.

Bibliografia:

Desertificação na África


Os seres humanos e as variações climáticas provocam a desertificação na terra nas zonas áridas, semi-áridas e subúmidas secas.

Existem vários problemas, mas a pobreza é a que mais provoca este fenômeno, e com isso as pessoas precisam migrar para outras cidades e na maioria das vezes nestes lugares não tem condições adequadas para abrigar os migrantes.

Devido a essa degradação, as nações africanas estão com falta de alimentos, por conta disto a África não pode oferecer ajuda a população.

A nova aliança, constituída por especialistas em desertificação, denominada TerrAfrica está na sua décima sétima reunião anual da conferência da ONU para o combate a desertificação na África.

O constante crescimento do processo de desertificação está agravando a miséria, a fome e a exclusão social.



http://panda.igeo.pt/pancd/2006/docs/Resumo.pdf
http://www.voanews.com/portuguese/archive/2005-10/2005-10-25-voa2.cfm
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/ONU_DesertificacaoSeca.htm
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

Desertificação da África



No continente africano ocorre um processo que é chamado de desertificação, pessoas que vivem nessa área cultivam a monocultura. Essa técnica faz com que retire toda camada de vegetação que deixa o solo exposto, dispersado pelo vento e pela água , iniciando assim o
processo chamado de desertificação.

Para resolver o problema de desertificação são necessários recursos financeiros, aplicação de tecnologia e ajuda de políticos mas como os paises africanos sofrem com sua parte financeira não tem condições de ajudar a população com aspectos políticos e sociais.

O mais conhecido processo de desertificação fica localizado no Sul do Saara na região conhecida como Sahel,lá ocorre ações antrópicas. Por causa desse problema a população esta se destinando para outras áreas. Devido a ocorrer a produção de carvão vegetal que não leva em conta os cuidados ambientas esta destruindo o solo

O avanço da desertificação vai contribuir para agravar ainda mais as camadas sociais presentes nos países africanos, como aumento da miséria, fome, exclusão social em um continente que possui um dos piores IDH do mundo.

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

►África | Maior vítima do caos climático.


A perda da capacidade de renovação biológica por mau uso do solo ou por mudanças climáticas é chamada de desertificação, sendo um dos perigos que mais ameaça a humanidade. É um problema mundial que atinge considerável parte do planeta, e suas conseqüências tem imensa repercussão. Uma delas é a pobreza que se agrava a cada dia que, juntamente com outros problemas acaba exigindo que as pessoas de zonas rurais empobrecidas migrem para as cidades procurando melhores condições de vida.

A África é um dos lugares mais vulneráveis as alterações climáticas, principalmente à seca. A emissão dos gases e o aquecimento global aquecem os oceanos Índico e Pacífico, o que causa uma modificação climática no continente e de forma acelerada. A desertificação ameaça a saúde e os meios de subsistência e é umas das formas mais alarmantes da destruição do ambiente.

O caso incontestável está ao Sul do Saara, na região denominada de Sahel, onde o problema cresce de uma forma assustadora pelas ações humanas. O intenso crescimento do processo de desertificação provoca ameaças a regiões que até então passavam despercebidas desse problema, contribuindo para o aumento das diferenças sociais presentes nos países africanos que possui um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.

Para reprimir o avanço e modificar essa situação são necessários recursos financeiros, aplicação de tecnologias e além de tudo vontade política, mas há uma contrariedade, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros, não conseguindo propor sequer à sua população políticas sociais.

Se não agirmos e as situações atuais se mantiverem, em 2020, cerca de 60 milhões de pessoas terão partido das zonas da África subsaariana para o Norte da África e Europa e, a nível mundial, 135 milhões de indivíduos correrão o risco de desenraizar das terras de origem.

___________________________________________________________

http://www.tamandare.g12.br/Aulafrica/1_aquecimento.htm
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/ONU_DesertificacaoSeca.htm
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

A África em Desertificação

O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido ocupando-as com o cultivo da monocultura.

Retirando toda essa camada de vegetação deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação.

O Sahel é o caso mais evidente desse processo, nessa região o problema cresce de forma assustadora, as causas são por ações antrópicas, No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental.

No sul do deserto do Saara estão localizados alguns dos países mais pobres do planeta como Mali, Niger, Chade e o Sudão a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis. Essa Desertificação é causada pela produção de carvão mineralda agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes.

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

Desertificação da África

O mundo vem sofrendo um constante processo de degradação dos recursos naturais. A ação predatória do homem tem agredido o meio-ambiente e trazido conseqüências trágicas à população.

A degradação de áreas áridas, semi-áridas e subúmidas secas, agrava ainda mais o problema, pois essas regiões possuem características específicas que as tornam passíveis à desertificação.

O que deveria ser apenas mais um fenômeno da natureza, restrito a algumas áreas do planeta, é hoje uma preocupação para mais de 100 países, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Por ser um processo lento, as conseqüências dessas transformações ocasionadas pela degradação dos recursos naturais, ocorrida há tempos, só passaram a ser percebidas nos últimos anos.

As transformações ocasionadas pela desertificação já são conhecidas mundialmente, desde os anos 30. Nessa época, o Meio Oeste dos Estados Unidos já vinha sofrendo com intensos processos de destruição da vegetação e erosão dos solos. De lá para cá, o caos causado pelo processo de desertificação vem se apresentando também em regiões da América Latina, Ásia, Europa, África e Oceania.

O caso mais grave é registrado na África, que vem tendo suas terras devastadas desde a década de 1970. A região africana conhecida como subsahara possui entre 20% e 50% de áreas degradadas e tornou-se referência na discussão sobre desertificação entre ambientalistas e estudiosos. Ainda hoje, o continente africano é conhecido mundialmente como o maior em área desertificada.




O caso mais evidente desse processo está ao sul do Saara em uma região chamada Sahel,nessa região o problema cresce de forma assustadora.No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental.



Ao sul do deserto do Saara estão localizados alguns dos países mais pobres do planeta como Mali,Niger,Chade e o Sudão,em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais(rios,lagoas e lagos)e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis.


Fontes:

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

http://www.asabrasil.org.br/int_interface/default_exibir_conteudo.asp?CO_TOPICO=1200

Desertificação Africana por Renan&Renato



Segundo os relatórios da O.N.U o processo de desertificação da África é por causa da ocupação Humana, e a desmatação em áreas arenosas com fácil desperção das partículas, transformando a área em um deserto. A área mais afetada por esse fenômeno é o Sahel que por ações humanas ocorre um aumento do deserto gradativo, no Sahel é aonde ocorre o local mais grave de desertificação. Próximo ao Sahel estão os países mais pobres do mundo como Mali, Níger, Chade e Sudão, e com esse fenômeno nas adjacências dos países, o ocorre assoreamento de rios e lagos, e da diminuição da vegetação causando assim uma maior miséria nesses países.
Para poder conter o avanço desta catástrofe, tem que se utilizar recursos econômicos e boa vontade do governo, mas um problema maior ocorre, os países africanos não tem dinheiro para oferecer ao seu povo uma política social. O problema já tomou um tamanho tão grande que está afetando países que estão longe do problema, causando mais miséria nos países atingidos.

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

Desertifição na África

A Desertificação da África é proveniente,segundo a ONU.A Desertificação retira a camada da vegetação deixando o solo exposto,pronto a se fragmentar pelo vento e pela água,por ser um solo arenoso e facilmente dispersado,iniciando assim o processo de desertificação.

O caso que mostra mais esse processo esta ao sul do Saara na região chamada Sahel,nessa região cresce de forma espetacular esse problema.No Sahel acontece nos dias de hoje a migração de pessoas para outras áreas por causa de problema ambiental.

No sul do Deserto do Saara estão localizados alguns do países mais miseráveis do mundo como Mali,Niger,Chade e o Sudão,em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos Rios,Lagos e Lagoas,e acelera o processo atingindo áreas que ate então eram férteis

Desertificaçao na África

O Processo de destificação é causado devido a devastação do solo , com isso se torna um solo arenoso com isso se torna despersado pelo vento dando iniciativa ao prcesso de desrtificaçao.
A região mais castigada e o sul do Saara na região chamada Sahel(área de transiçao entra á Áfraca branca industrializada e a negra desenvolvida.)O fator mais agravante nesse processo é sem dúvida a ação humana.
O maior problema é que a desertificaçao cresce assim em pouco tempo atingindo as áreas férteis da África.
A solução é apenas uma a concientização do ser humano que seu relaxamento causa efeitos na natureza , Também incentivo política , inovando em tecnologias.

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

Desertificaçao da Africa

A desertificação do continente africano ocorre muitas vezes pelo cultivo da monocultura em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido.Com isso a camada de vegetação deixa o solo exposto,podendo se fragmentar pela água e pelo vento e se tratando de um solo arenoso se dispersa facilmente, iniciando o processo de desertificação.
O exemplo mais claro desse processo está no Sahel, situado ao sul do Saara onde esse problema tem se agravado devido às ações humanas.
Para conter o avanço da desertificação na África são necessários recursos financeiros, sendo que os países da África estão entre os mais pobres do mundo.
Link:

sábado, 3 de maio de 2008

Atividade 1 - Desertificação do território africano.

O processo de desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, é a degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas.

Nesta primeira atividade, cada grupo deve:
1) Buscar na Internet reportagens que tratem sobre o Desertificação da África;
2) Ler a reportagem e fazer um resumo;
3) Apresentar o resumo no Blog. Não esqueça de colocar o link para a reportagem.

Dicas para a realização da atividade:
- Tente não utilizar reportagens que já foram apresentadas por outros grupos.
- Não utilize os recursos de copiar e colar. Além de tal prática ser caracterizada de crime (plágio), a proposta da atividade é que cada grupo elabore seu próprio texto.
- Tenha cuidado com a elaboração textual. Lembrem-se que este blog estará disponível para qualquer pessoa.