A desertificação na África ocorre mais pela população em regiões de clima semi-árido. Destruindo a vegetação deixa o solo exposto ao sol assim ocorre com mais facilidade a Desertificação.
No sul do Saara, no Shael o problema da desertificação se alastra de forma assustadora, onde quem causa isso são os humanos.
Ao sul do deserto do Saara estão localizados alguns dos países mais pobres do planeta como Mali, Niger, Chade e o Sudão, em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis. Essa destruição de dá por causa da produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes.
A desertificação leva a morte de vários animais e pessoas também, quem vive em áreas assim, sofre muito com o clima seco, falta de alimentos, e más condições de higiene. Trata-se mesmo de uma catástrofe da natureza que a causa é a ação humana.
Para resolver o problema de desertificação são necessários recursos financeiros, aplicação de tecnologia e ajuda de políticos mas como os paises africanos sofrem com sua parte financeira não tem condições de ajudar a população com aspectos políticos e sociais.
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.un.org/radio/photo/full/desertification1.jpg&imgrefurl=http://www.un.org/radio/por/story.asp%3FNewsID%3D396&h=150&w=175&sz=4&hl=pt-BR&start=104&tbnid=Jal1gOWiyhR-nM:&tbnh=86&tbnw=100&prev=/images%3Fq%3Ddesertifica%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bna%2Bafrica%26start%3D100%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm