segunda-feira, 12 de maio de 2008

Desertificação da África

Vamos começar nossa apresentação com um conceito básico sobre o que é desertificação. Desertificação é a destruição infamante da terras nas zonas áridas, semi-áridas e sub-húmida secas, decorrentes de vários fatores dentre os quais podemos citar as variações climáticas e as atividades humanas. Esse problema é alarmante para o ambiente e principalmente quando nos referimos a África, que é o continente mais afetado. A ação humana é responsável, no ponto em que por meio de grandes queimadas, devasta a vegetação nativa e introduz plantas rasteiras que não protegem o solo daação solar e da erosão, ou seja, essa prática retira toda a camada de vegetação deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação.

A África é um dos poucos lugares do mundo que é demasiadamente vulnerável às alterações climáticas. As mudanças climáticas no continente africano já tiveram início e são inevitáveis por pelo menos algumas décadas, devido à interferência humana. No continente africano, ao Sul do Saara, está localizado o Sahel, lá se encontra o caso mais evidente desse processo. Nessa região o problema cresce de forma assustadora, causado porações humanas (citadas anteriormente). Em toda região adjacente ao deserto, que era fértil, a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagos e lagoas), pois há produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes.

Mas o que podemos fazer para coibir ou modificar o avanço de um problema tão sério como a desertificação?

Para isso são necessários recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, porém a maioria dos países africanos sofrem sérios problemas financeiros, e a situação pode se agravar, devido ao constante crescimento desse processo. Regiões até então distantes do problema, começam a ser afetadas, e isso vai contribuir significativamente para agravar ainda mais as condições sociais presentes nos países africanos, como a miséria, fome, exclusão social em um continente que possui um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.


  • Links:
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/ONU_DesertificacaoSeca.htm
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_desertificacao.html
http://cienciasnaturais8.wordpress.com/2007/12/10/a-desertificacao-em-africa/
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

3 comentários:

Prof. Fabio Maia disse...

Meninas,

A idéia do trabalho é que cada grupo elabore o seu texto com base nas informações pesquisadas.

O prof. Eurico e eu queremos que vocês produzam o seus próprios textos.

Vamos refazer a atividade?

Érika, Felipe, Helena, Hugo, Ísis, Jéssica, Louise, Michelle, Pedro, Samantha; disse...

Editamos o trabalho.

Prof. Fabio Maia disse...

Considerações Finais

Nossa!!! O trabalho ficou muito bom.. Acho que após as correções, conseguimos atingir os objertivos propostos.

Fabio Maia