segunda-feira, 12 de maio de 2008

Desertificação da África

O mundo vem sofrendo um constante processo de degradação dos recursos naturais. A ação predatória do homem tem agredido o meio-ambiente e trazido conseqüências trágicas à população.

A degradação de áreas áridas, semi-áridas e subúmidas secas, agrava ainda mais o problema, pois essas regiões possuem características específicas que as tornam passíveis à desertificação.

O que deveria ser apenas mais um fenômeno da natureza, restrito a algumas áreas do planeta, é hoje uma preocupação para mais de 100 países, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Por ser um processo lento, as conseqüências dessas transformações ocasionadas pela degradação dos recursos naturais, ocorrida há tempos, só passaram a ser percebidas nos últimos anos.

As transformações ocasionadas pela desertificação já são conhecidas mundialmente, desde os anos 30. Nessa época, o Meio Oeste dos Estados Unidos já vinha sofrendo com intensos processos de destruição da vegetação e erosão dos solos. De lá para cá, o caos causado pelo processo de desertificação vem se apresentando também em regiões da América Latina, Ásia, Europa, África e Oceania.

O caso mais grave é registrado na África, que vem tendo suas terras devastadas desde a década de 1970. A região africana conhecida como subsahara possui entre 20% e 50% de áreas degradadas e tornou-se referência na discussão sobre desertificação entre ambientalistas e estudiosos. Ainda hoje, o continente africano é conhecido mundialmente como o maior em área desertificada.




O caso mais evidente desse processo está ao sul do Saara em uma região chamada Sahel,nessa região o problema cresce de forma assustadora.No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental.



Ao sul do deserto do Saara estão localizados alguns dos países mais pobres do planeta como Mali,Niger,Chade e o Sudão,em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais(rios,lagoas e lagos)e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis.


Fontes:

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

http://www.asabrasil.org.br/int_interface/default_exibir_conteudo.asp?CO_TOPICO=1200

3 comentários:

Prof. Fabio Maia disse...

Felipe, você não disponibilizou o link de referência. Sem ele, não podemos ainda considerar a sua atividade.

Mas, você ainda pode colocar o link, okey? Fico aguardando.

Prof° Eurico Rosas disse...

O trabalho está bem elaborado, mas conforme o Prof° Fábio comentou, se faz necessário o link para validar seu trabalho.

Prof. Fabio Maia disse...

Considerações Finais

Infelizmente, após vocês colocarem o links pesquisados, percebo que vocês copiaram e não elaboram um texto próprio se baseando nas informações consultados.

Isso é uma pena!

Fabio Maia