segunda-feira, 12 de maio de 2008

►África | Maior vítima do caos climático.


A perda da capacidade de renovação biológica por mau uso do solo ou por mudanças climáticas é chamada de desertificação, sendo um dos perigos que mais ameaça a humanidade. É um problema mundial que atinge considerável parte do planeta, e suas conseqüências tem imensa repercussão. Uma delas é a pobreza que se agrava a cada dia que, juntamente com outros problemas acaba exigindo que as pessoas de zonas rurais empobrecidas migrem para as cidades procurando melhores condições de vida.

A África é um dos lugares mais vulneráveis as alterações climáticas, principalmente à seca. A emissão dos gases e o aquecimento global aquecem os oceanos Índico e Pacífico, o que causa uma modificação climática no continente e de forma acelerada. A desertificação ameaça a saúde e os meios de subsistência e é umas das formas mais alarmantes da destruição do ambiente.

O caso incontestável está ao Sul do Saara, na região denominada de Sahel, onde o problema cresce de uma forma assustadora pelas ações humanas. O intenso crescimento do processo de desertificação provoca ameaças a regiões que até então passavam despercebidas desse problema, contribuindo para o aumento das diferenças sociais presentes nos países africanos que possui um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.

Para reprimir o avanço e modificar essa situação são necessários recursos financeiros, aplicação de tecnologias e além de tudo vontade política, mas há uma contrariedade, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros, não conseguindo propor sequer à sua população políticas sociais.

Se não agirmos e as situações atuais se mantiverem, em 2020, cerca de 60 milhões de pessoas terão partido das zonas da África subsaariana para o Norte da África e Europa e, a nível mundial, 135 milhões de indivíduos correrão o risco de desenraizar das terras de origem.

___________________________________________________________

http://www.tamandare.g12.br/Aulafrica/1_aquecimento.htm
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/ONU_DesertificacaoSeca.htm
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm

4 comentários:

Prof. Fabio Maia disse...

Gostei da iniciativa de utilizar mais de uma referência. Entretanto, ao consultar os links percebo muitas conscidências no 1o. e 2o. parágrafos . Tem alguns pontos presentes no 3o. parágrafo que são cópias dos links.

Que tal elaborar um texto com as próprias palavras do grupo.

Lembre-se que a avaliação considerará muito a elaboração textual.

Fabio Maia

Prof° Eurico Rosas disse...

Como o grupo quer ter uma boa nota se apresenta este tipo de trabalho?
Favor refazer.

Helena Gusmão & Ísis Gemmel disse...

Postagem editada,professor. '-'~

Prof. Fabio Maia disse...

Considerações Finais

Após a realização das mudanças sugeridas, o trabalho ficou muito mais interessante.

Fabio Maia