segunda-feira, 30 de junho de 2008

Linha do tempo da União Européia

1950 - A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço começa a unir económica e politicamente os países europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura. Os seis países fundadores são a Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos. Os anos 50 são dominados pela guerra fria entre o bloco de Leste e o Ocidente.

O dia 9 de Maio esta data pode ser considerada como a do nascimento da União Europeia, e é hoje comemorado como o “Dia da Europa”.


1956 - O movimento de protesto contra o regime comunista na Hungria é reprimido pelos tanques soviéticos.

1957 - A União Soviética lança o primeiro satélite artificial (o Sputnik 1), liderando a "corrida espacial".

O Tratado de Roma institui a Comunidade Económica Europeia (CEE) ou “Mercado Comum”.

1960 - É criada a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus que não fazem parte da CEE, por iniciativa do Reino Unido.


1962 - Uma política agrícola comum (PAC), entra em vigor

1973 - A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Europeias. que passam a ter 9 Estados-membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que a maioria da população se manifestou contra a adesão.


1981 - Entrada da Grécia nas Comunidades Européias, que passam a contar 10 Estados - Membros

1986 - Espanha e Portugal aderem às Comunidades Europeias, que passam a contar 12 Estados-Membros.

É assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu, que entrará em vigor em 1 de Julho de 1987.


1989 - Queda do Mudo de Berlim.

1990 - Reunificação da Alemanha.


1993 - é concluído o Mercado Único com as “quatro liberdades”: livre circulação de mercadorias, de serviços, de pessoas e de capitais.


1995 - a União Europeia passa a incluir três novos Estados-Membros, a Áustria, a Finlândia e a Suécia. Uma pequena localidade luxemburguesa dá o seu nome aos acordos de “Schengen”, que gradualmente permitirão às pessoas viajar sem que os seus passaportes sejam objecto de controlo nas fronteiras. Milhões de jovens estudam noutros países com o apoio da UE. A comunicação é facilitada à medida que cada vez mais pessoas começam a utilizar o telemóvel e a Internet.


1997 - O Tratado de Amesterdão é assinado, e entrou em vigor a 1 de Maio de 1999.


1998 - O Conselho Europeu de Bruxelas decide que 11 Estados-membros (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha) preenchem as condições necessárias para a adopção da moeda única em Janeiro de 1999. A estes juntar-se-á, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia.


2000 - O Conselho Europeu, em Nice, chega a acordo sobre o texto de um novo Tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam solenemente a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.


2001 - Torna-se sinónimo de “Guerra contra o terrorismo” depois de terem sido desviados aviões para embaterem em edifícios de Nova Iorque e Washington. Os Estados-Membros da União Europeia começam a trabalhar cada vez mais em conjunto para lutar contra a criminalidade.


2002 - As moedas e notas em euros entram em circulação.


2004 - As divisões políticas entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental são finalmente declaradas sanadas quando dez novos países aderem à União Europeia.


Muitos consideram que é altura de a Europa ter uma constituição. Mas a questão de saber qual o tipo de constituição mais adequada está longe de ser consensual, pelo que o debate sobre o futuro da Europa continua.


2007 - Adesão da Bulgária e da Roménia à União Europeia.
Adesão da Eslovénia à zona euro.





Fontes:



http://europedirect.draplvt.min-agricultura.pt/uniao_europeia/cronologia.htm


http://europa.eu/abc/history/index_pt.htm

Linha do Tempo da UE − Principais fatos

9 de maio 1950 − Surge uma proposta de cooperação entre as indústrias do aço e do carvão buscando paz entre os dois países vizinhos. 18 de abril de 1951 − Alemanha, França, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Holanda assinam em Paris o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca).
25 de março de 1957 − Assinatura, na capital italiana, dos Tratados de Roma, criando a Comunidade Econômica Européia (CEE),seu objetivo era promover entre os países-membros a integração alfandegária, a livre-circulação de capitais e a progressiva uniformização de uma política trabalhista e fiscal, semente da atual União Européia (UE), e a Comunidade Européia da Energia Atômica (Euratom).

20 de Julho de1963
A CEE assina o seu primeiro grande acordo internacional de assistência a 18 antigas colónias africanas. Estabeleceu desde então uma parceria especial com 78 países das regiões ACP (África, Caraíbas e Pacífico). A CEE lidera os esforços de ajuda ao desenvolvimento dos países mais desfavorecidos.
Os tanques soviéticos invadem Praga em Agosto de 1968 para esmagar a "Primavera de Praga" da jovem democracia checoslovaca. Os checos e os eslovacos ficam impotentes face aos 600 000 homens que ocupam o país.

1º de janeiro de 1973 −
A CEE antecipa a partir de 1970 a criação de uma moeda única querendo estabilidade monetária. Este mecanismo das taxas de câmbio (MTC), criado em 1972, é o primeiro passo para a introdução do euro 30 anos mais tarde.
Com a adesão de Irlanda, Reino Unido e Dinamarca, a CEE passa a ter nove membros. Em plebiscito, a população da Noruega nega-se a entrar no bloco.
13 de março de 1979 − Entra em vigor o Sistema Monetário Europeu, com a Unidade de Conta Européia, cujo objetivo era evitar grandes flutuações de taxa de câmbio entre as moedas dos países-membros.
De 7 a 10 de junho de 1979 − Primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu.

1º de janeiro de 1981 − Adesão da Grécia.
26 de junho de 1984 − Cúpula de líderes de Fontainebleau concede ao Reino Unido a compensação financeira que a primeira-ministra Margaret Thatcher reivindicava energicamente, o chamado "cheque britânico".
1º de janeiro de 1986 − Adesão de Portugal e Espanha.
Apesar da supressão dos direitos aduaneiros em 1968, continuam a existir obstáculos à liberdade de comércio na Comunidade. O Acto Único Europeu, assinado em 1986, prevê eliminar através de um vasto programa de seis anos. Ele aumenta igualmente a influência do Parlamento e reforça os poderes da CEE em matéria de ambiente.


3 de outubro de 1990 − Dia da Unidade Alemã. O território da antiga Alemanha Oriental ingressa automaticamente na CEE.7 de fevereiro de 1992 − Assinado o Tratado de Maastricht, que representa uma ampla reforma dos Tratados de Roma e estabelece os fundamentos para a moeda única,a política externa e de segurança e o reforço da cooperação em matéria de justiça e de assuntos internos.
1º de janeiro de 1993 − Implementado o mercado único, com livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais.
1º de novembro de 1993 − Entra em vigor o Tratado de Maastricht. A partir daí, a CEE torna-se oficialmente União Européia (UE)1º de janeiro de 1995 − Adesão de Áustria, Finlândia e Suécia. O grupo agora tem 15 membros. Volta a fracassar um plebiscito na Noruega para adesão ao bloco.
26 de março de 1995 − Entra em vigor o Acordo de Schengen, que permite viajar pela UE sem controle de passaportes nas fronteiras, exceto no Reino Unido e na Irlanda.
2 de outubro de 1997 − Assinatura do Tratado de Amsterdã, que entre outras coisas fortalece os direitos do Parlamento Europeu.1º de janeiro de 1999 − Onze países adotam o euro para suas transações comerciais e financeiras.

11 de dezembro de 2000 − Decidido o Acordo de Nice, sobre a reforma das instituições do bloco e que entraria em vigor em 1º de fevereiro de 2003. Último tratado ratificado e em vigor.
1º de janeiro de 2002 − O euro substitui a moeda corrente em 11 países. A Grécia adere um ano mais tarde. Em 2007, seria a vez de a Eslovênia adotar a moeda única. 1º de maio de 2004 − Dez países aderem à União Européia: República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Chipre e Malta.
29 de outubro de 2004 − Os 25 Estados-membros assinam em Roma o tratado que estabelece uma Constituição européia. 29 de maio de 2005 − Entrada do Protocolo de Quioto, um tratado internacional que visa limitar o aquecimento global e reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa. A UE constitui um exemplo na luta contra as alterações climáticas. Os Estados Unidos não nao aceitam. Em plebiscito, os franceses dizem "não" à ratificação da Constituição européia. Em 1º de junho, também os holandeses rejeitam o documento.
1º de janeiro de 2006 − A Áustria assume a presidência do Conselho da União Europeia.
11 de Julho de 2006 − O Conselho adoptou hoje uma decisão que permite à Eslovénia integrar a zona euro a partir de 1 de Janeiro de 2007.

1º de janeiro de 2007 − Bulgária e Romênia entram para a UE, que passa a ter 27 membros.
19 de outubro de 2007 – Após seis anos de debates, os 27 chefes de Estado e de governo da UE chegaram a um acordo na cúpula de Lisboa sobre o tratado de reforma do bloco (Tratado Constitucional Europeu), que substitui a fracassada Constituição Européia.
13 de Dezembro de 2007 – Os 27 Estados-Membros da UE assinaram o Tratado de Lisboa, que modifica os Tratados anteriores. O seu objetivo é aumentar a democracia, a eficácia e a transparência da UE e, deste modo, torná-la capaz de enfrentar desafios globais tais como as alterações climáticas, a segurança e o desenvolvimento sustentável.
21 de dezembro de 2007 – Fim do controle de fronteiras em nove países europeus marca a ampliação da Zona de Schengen para 24 nações.

1º de Janeiro de 2008 – A Eslovénia assume a Presidência do Conselho da União Europeia.
Chipre e Malta adotam o euro, passando contar com 15 países e uma população de cerca de 320 milhões de cidadãos.




http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,2417010,00.html
http://alemaniahoy.com/dw/article/0,2144,1887976,00.html
http://www.aprendereuropa.pt/page.aspx?idCat=514&idMasterCat=300
http://europa.eu/abc/history/2000_today/2008/index_pt.htm
http://europa.eu/abc/history/1960-1969/index_pt.htm
http://europa.eu/abc/history/2000_today/2008/index_pt.htm

Linha do tempo da UE

Linha do Tempo da União Europeia
1950 - Surge a União Européia, com o objetivo de finalizar as freqüentes guerras entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. A Comunidade Européia do Carvão e do Aço começa a unir os países europeus na economia e na política, para assegurar uma paz duradoura.


1956 - Na Hungria, o movimento de protesto contra o regime comunista é reprimido pelos soviéticos.


1957 - A União Soviética lança o primeiro satélite artificial (o Sputnik 1), liderando a "corrida espacial". O Tratado de Roma institui a Comunidade Econômica Européia (CEE) ou “Mercado Comum”.


1960 - países da União Européia deixam de cobrar direitos aduaneiros sobre as trocas comerciais realizadas entre si. Decidem também implantar um controle conjunto da produção alimentar, de forma a assegurar alimentos suficientes para todos.


01/1973 - Dinamarca, Irlanda e o Reino Unido aderem à União Européia, elevando o número dos Estados-Membros para nove.


10/1973 - Conflito israelo-árabe , a Europa se depara com uma crise energética e problemas econômicos.


1974 - Queda do regime de Salazar em Portugal.


1975 - Na Espanha, morre o General Franco, dando fim às últimas ditaduras de direita na Europa.

1979 - Os cidadãos passam a eleger diretamente os seus deputados.
1981 - A Grécia torna-se o décimo Estado-Membro da UE, seguindo-lhe a Espanha e Portugal cinco anos mais tarde.
1986 - É assinado o Acto Único Europeu, um Tratado que prevê um vasto programa para seis anos destinado a eliminar os entraves que se opõem ao livre fluxo de comércio na UE, criando assim o “Mercado Único”.Portugal e Espanha se aderem a UE.
1989 - A fronteira entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental é aberta pela primeira vez em 28 anos e as duas Alemanhas em breve se reunificarão, formando um único país.
1992 - Foi assinado o Tratado da União Européia ou Tratado de Maastricht que estabeleceu a oficializaçao da UE, e tinha três pontos fundamentais, a implementação gradativa, a normatização de uma política externa comum e o estímulo a uma política comum de defesa.
1993 - O Tratado de Roma estabeleceu as “quatro liberdades”: livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas.
1995 - A União Européia passa a incluir três novos Estados-Membros, a Áustria, a Finlândia e a Suécia.
1997 - Foi assinado o Tratado de Amsterdão, que veio criar um "espaço de liberdade, segurança e justiça", renumerar as disposições dos tratados, separar os tratados institutivos das três Comunidades do tratado institutivo da UE, reforçar o poder do pilar comunitário e regulamentar a cooperação reforçada.
2001 - Foi assinado o Tratado de Nice, que tinha como objetivo a adaptação do funcionamento das instituições européias antes da chegada de novos Estados-Membros.
2002 - Introdução das moedas e notas em euro.
2004 - Oito países da Europa Central e Oriental (Estônia, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia e República Checa) uniram à União Européia.Os 25 Estados-Membros assinam o Tratado Contitucional, que estabelece uma constituição para a Europa com vista a simplificar o processo de decisão democrática e o funcionamento de uma Europa com 25 membros e mais.
2005 - O Protocolo de Quioto, um tratado internacional que visa limitar o aquecimento global e reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa.
2007 - Mais dois países da Europa oriental uniu-se à UE, Bulgária e Romênia.Os 27 Estados-Membros da UE assinaram o Tratado de Lisboa, que modifica os Tratados anteriores, seu objetivo é aumentar a democracia, a eficácia e a transparência da UE.
2008 - Estados-Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Suécia.




Referências bibliográficas: http://europa.eu/abc/history/index_pt.htmhttp://europa.eu/abc/history/2000_today/index_pt.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeiahttp://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/


1547 - Ivan é coroado oficialmente o primeiro czar da Rússia.

1613 - Os Romanov iniciam o processo de "imperialização" da Rússia

1648 -O líder Cossaco Semyon Dezhnyov descobre o estreito que separa a América da Ásia: o atual Estreito de Bering. Nasce assim o maior império da história da Rússia.

1861 - Os czares têm o apoio da Igreja Ortodoxa, o regime de servidão foi abolido e governam com poder absoluto.

1905 - O movimento foi violentamente repreendido pelas tropas do czar, que mataram a sangue frio vários dos trabalhadores. Esse episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento”

1917 - Revolução Russa, a revolução popular derruba o czar. A Rússia inicia sua 1ª fase de liberdade democrática, prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho.

1918 - Após a vitória dos bolcheviques, a Rússia sofreu uma guerra civil entre os revolucionários do Exército Vermelho e os contra-revolucionários do Exército Branco.

1922 - Foi criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, reunindo os territórios que antes pertenciam ao Império Russo sob o regime comunista.

1928 - Stalin põe em marcha o seu plano dos cinco anos que consistia na modernização da economia soviética através, sobretudo, da introdução da indústria pesada.

1936 - O regime de Josef Stalin expulsou um número considerável de membros do Partido, atos que ficaram conhecidos como os "Grandes Expurgos".

1941 - A Alemanha nazista invadiu a União da Republica Socialista Soviética. Formação de uma "segunda frente contra Hitler”.

1956 - Durante o congresso do PCUS, Khrushchov divulgou uma série de crimes de Stalin, renegando a herança do estalinismo.

1991 - Iéltsin afirmou que a Rússia teria que passar por uma terapia de choque econômica. De fato, após o comunismo, a Rússia entrou numa crise profunda, contraindo avultadas dívidas ao mundo e que ainda estão a ser liquidadas atualmente.

1996 - Iéltsin foi reeleito, mas desta vez através do voto popular. Foi a primeira votação popular da história da Rússia, onde se pensa que tenha sido contratada uma empresa de publicidade política dos EUA para conseguir a vitória.

1999 - Com Putin no governo, a economia russa teve início a um crescimento econômico muito grande e sem precedentes e que continua neste ritmo nos dias de hoje.
2002 - EUA e Federação Russa assinam acordo para corte de dois terços de seu arsenal de mísseis. Um comando extremista checheno invade o Teatro Dubrovka.

2005 - Apesar do inverno rigoroso, milhares saem às ruas para protestar contra reformas no sistema de seguridade social.

2006 - Putin assume pela primeira vez a presidência rotativa do G-8, uma oportunidade política para projetar o país.

2008 - Dmitry Medvedev tornou-se presidente da Rússia, em uma cerimônia solene na sala do trono do Kremlin.


http://www.vermelho.org.br/revolucao_russa/linha.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rússia

domingo, 29 de junho de 2008

UE no *Tempo*



*1947-René Courtin cria o Conselho Francês para uma Europa Unida que será posteriormente integrado no Movimento Europeu.

*1946-Num discurso pronunciado na Universidade de Zurique, Winston Churchill apela à criação duma "espécie de Estados Unidos da Europa".

*1950- A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço começa a unir económica e politicamente os países europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura. Os seis países fundadores são a Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos. Os anos 50 são dominados pela guerra fria entre o bloco de Leste e o Ocidente.

*1956- O movimento de protesto contra o regime comunista na Hungria é reprimido pelos tanques soviéticos.

*1957- A União Soviética lança o primeiro satélite artificial , liderando a "corrida espacial". Ainda em 1957, o Tratado de Roma institui a Comunidade Económica Europeia (CEE) ou “Mercado Comum”.

*1961- Volta a vencer, enviando o primeiro homem para o espaço, o cosmonauta Yuri Gagarine, numa nave de apenas 2,6 metros de diâmetro.

*1962-Adoção pelo Conselho dos primeiros regulamentos relativos à política agrícola comum (PAC), instituída com a finalidade de estabelecer um mercado único dos produtos agrícolas.

*1963-O General de Gaulle, Presidente da República Francesa, declara que a França duvida da vontade política do Reino Unido no que respeita à adesão à Comunidade e, alguns dias depois, são suspensas as negociações com todos os países candidatos.

*1964-Abertura oficial das negociações multilaterais do Kennedy Round no âmbito do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT).

*1965-O Conselho da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED), órgão permanente da Conferência, realiza a sua primeira reunião em Nova Iorque, EUA.

*1966-A Bélgica ratifica o Tratado que institui um Conselho único e uma Comissão única das Comunidades Europeias.

*1967-O Conselho de Ministros das Comunidades Europeias decide harmonizar os impostos indiretos na Comunidade, adota o princípio do sistema do imposto sobre o valor acrescentado e aprova o primeiro programa de política económica a médio prazo que define e estabelece os objectivos da política económica da Comunidade para os anos seguintes.

*1968-A Itália assume a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Entrada em vigor da união aduaneira.

*1969-O Conselho retoma a apreciação dos pedidos de adesão à Comunidade Europeia do Reino Unido, da Dinamarca, da Irlanda e da Noruega solicita à Comissão que actualize o parecer que emitiu sobre este assunto em Setembro de 1967.

*1970-A Comissão apresenta ao Conselho um memorando sobre a elaboração de um plano para a criação da União Económica e Monetária.

*1971-A França assume a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Entrada em vigor da Segunda Convenção de Yaoundé e dos Acordos de Arusha.

*1972-Assinatura pela Dinamarca, Irlanda, Noruega e Reino Unido dos Tratados de Adesão às Comunidades Europeias.

*1973-A Bélgica assume a Presidência das Comunidades Europeias. Adesão da Dinamarca, da Irlanda e do Reino Unido às Comunidades Europeias

*1974-A Alemanha assume a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Entrada em vigor dos Acordos entre a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e a Áustria, Portugal, Suíça e Suécia.

*1975-Reunião do conselho de governadores do comité interino do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington DC, EUA.

*1976-Leo Tindemans, primeiro-ministro da Bélgica, publica um relatório sobre a União Europeia, elaborado a pedido dos Chefes de Governo.

*1977-Entrada em vigor da decisão dos nove países membros de ampliar para 200 milhas os limites das suas zonas de pesca no Mar do Norte e no Atlântico.

*1978-Entrada em vigor a Convenção de Barcelona sobre a Protecção do Mediterrâneo, assinada em Fevereiro de 1976.

*1979-O Conselho adota as diretrizes para a política regional comunitária e as alterações do Regulamento de 1975 que cria o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

*1980-São Vicente e Granadinas adere à segunda Convenção de Lomé e torna-se o 59º Estado ACP da Convenção.

*1981-Os Países Baixos assumem a presidência do Conselho das Comunidades Europeias.A Grécia torna-se o 10º Estado-Membro da Comunidade Europeia. Os Países Baixos assumem a presidência do Conselho das Comunidades Europeias.

*1982-Num referendo consultivo, a Gronelândia, que se tinha tornado membro da Comunidade Europeia enquanto parte da Dinamarca, opta pela retirada da Comunidade. A Grécia torna-se o 10º Estado-Membro da Comunidade Europeia.

*1983-O Tribunal de Justiça rejeita o recurso interposto pelo Governo luxemburguês no qual se solicita a anulação de uma resolução do Parlamento relativa ao seu local de trabalho.

*1984-O projecto de Tratado relativo ao estabelecimento da União Europeia elaborado por Altiero Spinelli é aprovado pelo Parlamento Europeu por uma larga maioria.

*1985-A Gronelândia abandona a Comunidade Europeia e associa-se a esta na qualidade de território ultramarino.

*1986-Os Países Baixos assumem a presidência do Conselho das Comunidades Europeias.Espanha e Portugal aderem às Comunidades Europeias.

*1987-O Banco de Espanha assina o acordo de adesão ao Sistema Monetário Europeu.

*1988-Realiza-se em Bruxelas uma reunião ministerial entre a Comunidade, os seus Estados-Membros e os Estados da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) consagrada ao mercado interno.

*1989-Conclusão da avaliação intercalar do Uruguay Round e adopção de novos quadros de negociação.

*1990-O Conselho Europeu institui a Fundação Europeia para a Formação e adopta o regulamento relativo à criação da Agência Europeia do Ambiente.

*1991-Realiza-se em Manágua, Nicarágua, a 7ª Conferência Ministerial entre a Comunidade, os Estados-Membros e os países da América Central, bem como o Panamá, a Colômbia, o México e a Venezuela, na qualidade de países cooperantes.

*1992-É assinado em Maastricht, Países Baixos, o Tratado da União Europeia pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e pelos Ministros das Finanças dos Estados-Membros.

*1993-A Dinamarca assume a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Entrada em vigor do Mercado Único.

*1994-O Tribunal de Contas publica o relatório especial sobre os controlos relativos às irregularidades e fraudes no domínio agrícola.

*1995-Na sequência do voto de aprovação do Parlamento Europeu, em 18 de Janeiro, os representantes dos Governos dos Estados-Membros nomeiam o Presidente e os Membros da Comissão Europeia pelo período de cinco anos.

*1996-A República Checa apresenta o seu pedido oficial de adesão à União Europeia.

*1997-A Comissão adopta um Livro Verde sobre as restrições verticais no âmbito da política comunitária de concorrência.

*1998-Entram em vigor o acordo de parceria e de cooperação com a Ucrânia e do acordo euro mediterrânico de associação entre a Comunidade e a Tunísia

*1999-O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias decreta que a expulsão definitiva do território de um Estado-Membro contraria as disposições do direito comunitário.

*2000-Realiza-se no Cairo, Egipto, uma Cimeira África-Europa organizada sob os auspícios da Organização da Unidade africana e a União Europeia.

*2001-A Comissão Europeia adopta um Livro Branco: Estratégia para a futura política em matéria de substâncias químicas

*2002-O euro passa a ser única moeda nos doze países participantes após o período de dupla circulação.Organiza-se em Bruxelas a sessão inaugural da Convenção sobre o Futuro da Europa.

*2003-É lançado em Atenas o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência.

*2004-Publicação do relatório anual sobre a Estratégia de Lisboa. Este relatório servirá de base ao debate do Conselho Europeu da Primavera, previsto para 26 de Março.

*2005-Realiza-se em Bruxelas a quinta reunião do Conselho de Associação entre a União Europeia e a Tunísia.

*2006-O Ano Europeu da Mobilidade Profissional foi lançado, em Bruxelas, pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, pelo Comissário Vladimir Spidla

*2007-O Terceiro Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo assinala o terceiro aniversário do atentado terrorista de 11 de Março de 2004 em Madrid, no qual perderam a vida 192 pessoas. Este dia foi igualmente dedicado às vítimas dos atentados de 7 de Julho de 2005 em Londres.

*2008-A UE aprova o lançamento de uma operação militar no Leste do Chade e no Nordeste da República Centro-Africana.

http://europa.eu/abc/history/2000_today/2008/index_pt.htm

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Linha do Tempo da Rússia

1502 - Ivan estabeleceu o seu domínio para o Oriente.

1506 - Canato de Astrakhan estabeleceu relações com o Oriente.

1547 - Ivan o Terrível assume e se torna o 1º Czar da Rússia.

1571 - Ivan teve sete mulheres, uma delas morreu com um suspeita de uma doença. E em um momento de raiva, matou seu filho mais velho.

1584 - Ivan morreu de louco.

1606 e 1610 - Basílio IV, reinou, mas nunca possuiu o devido reconhecimento.

1609 - Sigismundo III da Polôniaconsiderou os planos com a Suíça um motivo para a guerra.

1612 - Basílio IV morreu encarcerado no Castelo de Gostynin.

1689 - Pedro I assume, se tornando o primeiro imperador do Império Russo, durante seu governo ocorre muitos conflitos, com a anexação de novos territórios ao Império Russo.

1711 - A Imperatriz acompanhou o Czar na campanha de Prut, contra a Turquia e salvou a vida de Pedro quando esteve rodeado por um exército muito superior.

1725 à 1727 - Catarina I se candidatou a Imperatriz da Rússia.

1727 à 1730 - Pedro II foi sucessor de Catarina I.

1730 à 1740 - Ana foi sucessora de Pedro II.

1740 à 1741 - Ernst Johann Von Biron, duque da Curlândia, tornou-se regente.

1741 à 1761 - Elizabeth I subiu ao trono depois de uma transformação miliar que derrubou Ivan VI.

1801 - Alexandre I assume, seu governo fica marcado pela guerra contra Napoleão e seu Bloqueio Continental.

1802 - Alexandre I formou os ministérios.

1806 - Alexandre I conquistou o Daguestão e Baku.

1815 - Mandou contrair uma nova hierarquia militar, por Zakharov.

1861 - Alexandre II decreta o fim da Servidão na Rússia.

1894 - Nicolau II assume, o último dos Czar.

1859 - A região Checheno-inguchétia foi incorporada como República Socialista Soviética. Autônoma da Checheno-Ingushkays durante a fundação da União Soviética.

1904 - A situação socioeconômica da Rússia agravou-se e o regime político so Czar Nicolau II foi abalado.

1905 - Foi organizada uma manifestação pacífica, liderada pelo padre ortodoxo e membro da Okrana, Gregorigapone, ao palácio de Inverno do Czar Nicolau II, reivindicando direitos ao povo, como reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura e a presença de representantes do povo no governo.
Envolvendo operários, camponeses, marinheiros e soldados do exército.
Houve greves e protestos contra o regime absolutista do Czar.

1914 - Eclode a 1ª Guerra Mundial, se unindo a Inglaterra e França.

1917 - Depois de sofrer pesadas derrotas, o Império Russo se retira da guerra.
-Acontece a Revolução Russa, o Império é abolido definitivamente se dá início a uma guerra civil.

1922 - Com o fim da guerra civil e a vitória dos Bolchevique, o Partido Comunista assume o governo e cria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS ).

1924 - Lenin morre e depois de uma disputa interna, Stalin assume o governo soviético, seu governo fica marcado pela elevação da União Soviética a superpotência mundial.

1939 - Eclode a 2ª Guerra Mundial, a Hitler da Alemanha Nazista e Stalin assinam um acordo de não agressão.

1941 - A Alemanha Nazista invade a URSS, dando fim ao pacto de não-agressão. Com isso a União Soviética entra oficialmente na guerra ao lado de E.U.A, França e Inglaterra.

1945 - Fim da 2ª Guerra Mundial, com o fim da Alemanha Nazista e a divisão desta em dois países, se dá o início da Guerra Fria.

1953 - Stalin morre vítima de uma hemorragia cerebral.
-Nikita Khrushchov assume após a morte de Stalin, seu governo foi marcado pelos ataques que fazia ao seu antecessor.

1964 - Nikita Khrushchov é deposto do poder.
-Leonid Brejnev assume, seu governo fica marcado pelo equilíbrio da estagnação econômica da URSS com a corrida armamentista com os E.U.A.

1982 - Yuri Andropov assume apósa morte de Leonid Brejnev, não ficou muito tempo no poder.

1984 - Com a morte de Yuri Andropov, Konstantin Chernenko assume, mas ocorre 1 ano depois assim como seu antecessor.

1985 - Konstantin Chernenko morre e Mikhail Gorbachev assume, no seu governo ocorre a Perestroika e a Glasnot.

1989 - Queda do Muro de Berlim, causando a unificação alemã.

1991 - Fim da Guerra Fria.
-A URSS se desintegra, dando lugar a vários países que formaram futuramente a CEI.

1991 - Boris Iélstin assume, sendo o primeiro presidente da Federação Russa.

1995 - Os russos tomaram Grózni.

1996 - Houve um cessar-fogo com os chechenos.

1997 - Foi assinado um tratado de paz.

1999 - O conflito retornou, dando início à segunda guerra da Chechênia. A guerra deixou à maior parte do território sob controle militar.
Vladimir Putin assume, ele desenvolveu uma política de modernizaçãodo país e integração da Rússia à Europa.

2000 - A Chechênia recebeu a visita de representantes da ONU, devido as denúncias de massacres, estrupos e torturas cometidos pelas tropas contra os civis. Em junho de 2000, o presidente Vladimir Putin colocou a Chechênia sob administração direta da Presidência da Federação.
Na administração atual, Putin procura a modernização do país e sua integração à Europa, controlando os meios de comunicação de massas e as organizações não-governamentais.

2001 - Ataques terroristas derrubam o World Trade Center e vitimam mais de três mil pessoas nos E.U.A.


2003 - Os E.U.A bombardeiam Bagdá e as primeiras tropas de coalizão norte-americanas entram no Sul, sob um pretexto.

2004 - Seus mandatos foram marcados por grande repressão aos rebeldes na Chechênia. Putin é acusado de cercear a liberdade de imprensa no país.


2005 - Dmitri Anatoliévitch Medvedev, político russo foi nomeado por Vladimir Putin, chefe de gabinete adjunto do primeiro ministro.


2007 - Foi proposto como candidato a Presidente da Rússia.

2008 - Medvedev ganha no primeiro turno.


Referências Bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Russo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Russa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_R%C3%BAssia

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL25728-5602,00.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlio_IV_da_R%C3%BAssia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boris_Godunov_da_R%c3%Bassia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dmitri_da_R%C3%Bassia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%c3%A7%C3%A30_Russa_de_1905#Dom

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%rio_Russo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A30_Russa_de_1917

→ União Européia


1950 - No dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman".
Propôs, através da Declaração Schuman de 9 de maio de 1950, colocar a produção franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade comum, em uma organização aberta à participação de outros países da Europa. Essa proposta levará à criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, que foi origem da atual União européia.

O dia 9 de Maio ficou conhecido como o Dia da Europa.


1951 - Criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), com a participação da França, Alemanha Ocidental, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.


1957 - Surgiu o Mercado Comum Europeu (MCE), que também é conhecido como Comunidade Econômica Européia (CEE). Seu objetivo básico era promover entre os países-membros a integração alfandegária, a livre-circulação de capitais e a progressiva uniformização de uma política trabalhista e fiscal. No início pertenciam ao Mercado Comum Europeu seis países: França, Alemanha Ocidental, Itália, Holanda, Luxemburgo e Bélgica. Posteriormente, foram admitidos: Irlanda, Grâ-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Portugal, Áustria, Finlândia e Suécia.


1960 - É assinada em Estocolmo (Suécia), a Convenção que institui a Associação Européia de Comércio Livre (EFTA), constituída pela Áustria, Dinamarca, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido.

1962 - Uma política agrícola comum (PAC),entra em vigor.


1973 - A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Européias. Que passam a ter 9 Estados-membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que a maioria da população se manifestou contra a adesão.


1981 - Com a participação da Grécia, agora, as Comunidades Europeias passam a contar com 10 Estados-Membros.


1986 - Portugal e Espanha entram nas Comunidades Europeias que passam a contar com 12 Estados-Membros.É assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu que altera os Tratados de Roma.


1989 - Acontece a queda do muro de Berlim.


1990 - Reunificação da Alemanha.


1992 - Criação da União Européia (UE) por meio do Tratado de Maastrich. Os objetivos são: união econômica, mediante a criação de uma moeda européia única e a adoção de políticas econômicas comuns a todos os membros; união política, mediante a criação de uma cidadania européia para o cidadão cujo país pertença à UE, e a adoção de uma política exterior e de segurança comum.


1993 - Cria-se o Mercado único europeu.


1995 - Concretiza-se a adesão à União Europeia da Áustria, Finlândia e Suécia.


1997 - O Tratado de Amesterdã é assinado o que deu à União Europeia novas competências.


1998 - O Conselho Europeu de Bruxelas decide que 11 Estados-membros (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha) preenchem as condições necessárias para a adoção da moeda única em Janeiro de 1999. Então se juntará a esses países, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia.


1999 - Início da terceira fase da União Económica e Monetária (UEM), A Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal adoptam o Euro como moeda oficial. O Conselho Europeu, reunido em Helsínquia (Finlândia), decide abrir negociações de adesão com a Bulgária, a Eslováquia, a Letónia, a Lituânia, Malta e a Roménia, bem como reconhecer a Turquia como país candidato.


2000 - O Conselho Europeu, em Nice, chega a acordo sobre o texto de um novo Tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.


2001 - A Grécia torna-se o 12º membro da zona euro. Na sequência do Conselho Europeu de Nice (França), é assinado um novo Tratado (Tratado de Nice) que altera o Tratado da União Europeia e o Tratado que institui a Comunidade Européia.


2002 - Concretiza-se o primeiro dia de circulação das moedas e notas de euro. O euro passa a ser única moeda nos 12 países participantes.


2004 - Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia passam a fazer parte da União Européia. A Croácia torna-se país candidato à União Europeia.


2005 - No Conselho Europeu realizado em Bruxelas, os Chefes de Estado e de Governo relançam a "Estratégia de Lisboa", focalizando-a no crescimento e no emprego. Bulgária e Roménia assinam, no Luxemburgo, o seu Tratado de Adesão à União Europeia.


2007 - Adesão da Bulgária e da Roménia à União Européia. Adesão da Eslovénia à zona euro. Assinatura do Tratado de Lisboa (Tratado Reformador da UE).


2008 - Chipre e Malta adotam o euro, passando agora a zona do euro a contar com 15 países.


Referências bibliográficas:
http://europa.eu/abc/history/index_pt.htm

http://www.aprendereuropa.pt/page.aspx?idCat=514&idMasterCat=300

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia

1950 - O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, profere um importante discurso em que avança propostas inspiradas nas ideias de Jean Monnet, ele propõe que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta a outros países da Europa.

O dia 9 de Maio esta data pode ser considerada como a do nascimento da União Europeia, e é hoje comemorado como o “Dia da Europa”.

1951 - Em Paris o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) foi assinado por seis países - Bélgica, França, República Federal da Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda - que entrou em vigor em 23 de Julho de 1952, por um período de 50 anos.

Em Julho de 2002 esta comunidade foi extinta.

1957 - Assinatura em Roma dos Tratados que instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom), que entraram em vigor em 1 de Janeiro de 1958.

1960 - É criada a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus que não fazem parte da CEE, por iniciativa do Reino Unido.

1962 - Uma política agrícola comum (PAC), entra em vigor

1973 - A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Européias. Que passam a ter 9 Estados-membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que a maioria da população se manifestou contra a adesão.

1981 - As Comunidades Europeias passam a contar com 10 Estados-Membros, com entrada da Grécia.

1986 - As Comunidades Europeias passam a contar com 12 Estados-Membros, com a entrada da Espanha e de Portugal.

O Acto Único Europeu é assinado no Luxemburgo e em Haia, que entrará em vigor em 1 de Julho de 1987.

1989 - Houve a queda do muro de Berlim.

1990 - Reunificação da Alemanha.

1992 - Tratado da União Europeia é assinado em Maastricht, e entrou em vigor em 1 de Novembro de 1993.

1993 - Mercado único europeu é criado.

1995 - A UE passa a ter 15 Estados-membros com a entrada da Áustria, Finlândia e Suécia. A Noruega fica, uma vez mais, de fora na sequência do referendo.

1997 - O Tratado de Amesterdão é assinado, e entrou em vigor a 1 de Maio de 1999.

1998 - O Conselho Europeu de Bruxelas decide que 11 Estados-membros (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha) preenchem as condições necessárias para a adopção da moeda única em Janeiro de 1999. A estes juntar-se-á, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia.

1999 - Início da terceira fase da União Económica e Monetária (UEM). É introduzida nos mercados financeiros a moeda única, e passa a ser a moeda oficial dos 11 Estados. O Banco Central Europeu (BCE) ao partir desse momento passa a ser responsável pela política monetária europeia, que é definida e executada em euros.

Dedicado principalmente ao alargamento da União, o Conselho Europeu de Helsínquia reconhece oficialmente a Turquia como candidata à adesão à UE e decide avançar com as negociações com os outros 12 países candidatos.

2000 -
O Conselho Europeu, em Nice, chega a acordo sobre o texto de um novo Tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam solenemente a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

2001 -
A Grécia aderiu à terceira fase da União Económica e Monetária (UEM).
O Tratado de Nice é assinado, e entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2003.

2002 - 1 de Janeiro
As moedas e notas em euros entram em circulação.

28 de Fevereiro
As notas e moedas nacionais são tiradas de circulação.

13 de Dezembro
O Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. É prevista para 2007 a adesão da Bulgária e da Roménia.

2004 - Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.

O projeto de Tratado Constitucional pelos Chefes de Estado ou de Governo dos 25 Estados-membros é assinado em Roma.

2007 - Adesão da Bulgária e da Roménia à União Europeia.
Adesão da Eslovénia à zona euro.

2008 - Adesão do Chipre e de Malta à Zona Euro.

*Links:

http://europedirect.draplvt.min-agricultura.pt/uniao_europeia/cronologia.htm

http://www.aprendereuropa.pt/page.aspx?idCat=514&idMasterCat=300



Linha do tempo da União Européia


Após o término da Segunda guerra mundial a Europa estava completamente devastada, então alguns países como, Países Baixos (Holanda), Bélgica, Luxemburgo, devido às condições econômicas fragilizadas provenientes da guerra e diante da impossibilidade de reconstrução independente, resolveram se agrupar para se fortalecer e retomar o crescimento novamente.

1944 --> Foi iniciada a união européia.

1948 --> A união foi consolidada nesse ano, com o nome de Benelux, essa denominação é proveniente dos três países que compõe essa união (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). A união tinha como objetivo criar incentivos tributários e aduaneiros entre os componentes do grupo, e posteriormente um incremento nas relações comerciais.

1950 --> Foi elaborado o Plano Schuman com objetivo de criar um mercado comum, no primeiro momento o plano se limitou à homogeneização da produção de aço e carvão na Alemanha e França, com possibilidades de abranger, dentro desse processo, outros países do continente europeu.

1951 --> Foi criada a CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço), para instaurar a união na produção da indústria de base na Europa essa instituição foi proveniente do Tratado de Paris, os países que faziam parte eram Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

1957 --> O sucesso concreto do Benelux e da CECA deu origem a Comunidade Econômica Européia, por meio do Tratado de Roma, nesse período ingressou França, Alemanha e Itália para estabelecer uma flexibilidade na livre circulação de mercadorias entre membros. Outro motivo da criação era o anseio de superar a hegemonia norte-americana e soviética, que representava as maiores potências da época.

1981 --> A Grécia torna-se o décimo Estado-Membro da UE, depois dela foi a Espanha e Portugal cinco anos mais tarde.

1986 --> É assinado o Acto Único Europeu, um Tratado que prevê um vasto programa para seis anos destinado a eliminar os entraves que se opõem ao livre fluxo de comércio na UE, criando assim o Mercado Único.

1989 --> Com a queda do Muro de Berlim, dá-se uma grande convulsão política: a fronteira entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental é aberta pela primeira vez em 28 anos e as duas Alemanhas em breve se reunificarão, formando um único país.

1991 --> Foi assinado o Tratado de Maastricht.

1993 --> Agora com um novo nome: União Européia (UE). Dessa forma os países que compõe o bloco econômico são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Holanda, França, Itália, Reino Unido, Irlanda, Luxemburgo, Espanha, Grécia, Portugal, Suécia e Finlândia.

1999 --> Ficou definido que outras nações Européias iriam integrar o bloco passando a ser composto por 27 países, mas os novos integrantes serão efetivados, caso seja aceitos a partir de 2003, são eles: Turquia, Polônia, Hungria, Chipre, República Tcheca, Eslovênia.

2002 --> A efetivação da UE estabeleceu também a circulação de uma moeda única nos países que compõe o bloco, além da implantação de taxas de juros e carga tributária comum a todos integrantes. Nem todos os participantes do bloco aceitaram substituir suas moedas nacionais pelo Euro, como Reino Unido, Suécia e Dinamarca. O processo para conceber uma moeda única no bloco, foi impulsionado pela criação do Banco Central Europeu com a intenção de coibir a inflação e administrar a área econômica dos países membros.

2004 --> As divisões políticas entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental são finalmente declaradas sanadas quando dez novos países aderem à União Européia.

2005 --> Entra em vigor o Protocolo de Quioto, um tratado internacional que visa limitar o aquecimento global e reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa. A UE constitui um exemplo na luta contra as alterações climáticas. Os Estados Unidos não ratificaram o Protocolo.

2007 --> Mais dois países da Europa oriental, a Bulgária e a Romênia, aderem à União Européia, Os 27 Estados-Membros da UE assinaram o Tratado de Lisboa, que modifica os Tratados anteriores. O seu objetivo é aumentar a democracia, a eficácia e a transparência da UE e, deste modo, torná-la capaz de enfrentar desafios globais.

Bibliografia:

http://www.brasilescola.com/geografia/uniao-europeia.htm

http://europa.eu/abc/history/2000_today/index_pt.htm

União Européia - Linha do tempo


1950: renasce a Europa.

Abril de 1951: O Tratado de Paris, que institui a primeira Comunidade Européia, a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), foi assinado.


1954: devido ao sucesso conseguido pela criação da CECA, os seis componentes desta instituição decidiram criar uma organização que zelaria pela defesa e proteção da Europa (Comunidade Europeia de Defesa; CED).

25 de Março de 1957: O Tratado de Roma ,que institui a Comunidade Econômica Européia (CEE), cria instruções e mecanismos de tomada de decisão que permitem dar expressão tanto aos interesses nacionais como a uma visão comunitária.

De 1958 a 1970: a abolição dos direitos aduaneiros tem repercussões espetaculares: o comércio intra comunitário é multiplicado por seis, ao passo que as trocas comerciais da CEE com o resto do mundo são multiplicadas por três.

1986: a assinatura do Ato Único Europeu permitirá abolir as outras restrições, de ordem regulamentar e fiscal, que atrasavam ainda a criação de um mercado interno (ou mercado único) genuíno, totalmente unificado.

1963: Com os seus destinos a unirem-se no continente, os Estados fundadores da Comunidade Européia assinam com as suas antigas colônias africanas, uma convenção que garante vantagens comerciais e ajudas financeiras.

1 de Janeiro de1973: a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à comunidade. A estas adesões seguiu-se um alargamento ao Sul do continente, durante os anos oitenta, com a Grécia, a Espanha e Portugal a afirmarem-se como nações democráticas.

7-10 de Junho de 1979: primeiras eleições diretas do Parlamento Europeu por sufrágio universal.

1979: passaram a ser eleitos por sufrágio universal direto em cada um dos países da União, por mandatos de cinco anos.

17 de Fevereiro de 1986: assinatura do Ato Único Europeu.

7 de Fevereiro de 1992: o Tratado da União Européia foi assinado em Maastricht.

1 de Novembro de 1993: Ao entrar em vigor, o Tratado de Maastricht confere uma nova dimensão à construção européia.

1992: O Tratado da União Européia, fixa o objetivo e as modalidades de uma Política Externa e de Segurança Comum (PESC), que inclui, a prazo, a definição de uma política de defesa comum.

28 de Novembro de 1995: os quinze países da União Européia e doze países do sul do Mediterrâneo estabelecem uma parceria que deverá conduzir à criação de uma zona de comércio livre, combinada com acordos de cooperação nos domínios social, cultural e humano.

1995: A terceira vaga de adesões, traduz a vontade dos países da Europa escandinava e central de se juntarem a uma União que tem vindo a consolidar o seu mercado interno e se afirma como o único pólo de estabilidade no continente, após o desagregamento do bloco soviético.

1 de Janeiro de 1999: A UEM reúne todos os países que cumpriram um determinado número de critérios econômicos destinados a garantir a sua boa gestão financeira e a assegurar a estabilidade futura da moeda única: o euro.

Fevereiro de 2000: É realizada a Conferência Intergovernamental.

Dezembro de 2000: O Tratado de Nice foi adotado pelos estados-membros da União Européia em Nice.

26 de Fevereiro de 2001: O Tratado de Nice foi assinado.

1 de Fevereiro de 2003: O Tratado de Nice entrou em vigor.

Abril de 2003: O Tratado de Adesão foi assinado em Atenas.

1 de Maio de 2004: O Tratado de Adesão entrou em vigor.

18 de Julho de 2003: A proposta final do tratado constitucional para a União Européia (Tratado que Estabelece uma Constituição para a Europa) foi publicada pelo Praesidium, da Convenção para o Futuro da Europa.

18 de Junho de 2004 : Após longas negociações,o tratado constitucional para a União Européia foi acordado, com algumas alterações, pelo Conselho Europeu em Bruxelas.

29 de Outubro de 2004: O tratado constitucional para a União Européia foi assinado em Roma.

19 de Outubro de 2007: O Tratado de Lisboa (também denominado Tratado Reformador) é o acordo ratificado pelo Conselho da União Européia em Lisboa, substitui a Constituição Européia de 2004.

Referência bibliográfica :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia

quinta-feira, 26 de junho de 2008

União Europeia


1950 ~> Robert Schuman, propõe que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta a outros países da Europa, assim nascendo a União Européia.

1951 Bélgica, França, República Federal da Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda assinam o Tratado que institui a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA).

1957 ~> Assinatura em Roma dos Tratados de a Comunidade Económica Europeia (CEE) e de Comunidade Européia da Energia Atómica (Euratom).

1960 ~> Pela iniciativa do Reino Unido, é fundada a Associação Européia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus que não fazem parte da CEE.

1962 ~> Uma política agrícola comum (PAC) passa a vigorar.

1973 ~> A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido se unem às Comunidades Européias. A Noruega fica de fora, já que sua população se manifestou contra a adesão.

1981 ~> União da Grécia nas Comunidades Européias, 10 Estados-Membros.

1986 ~> Espanha e Portugal se unem às Comunidades Européias, 12 Estados-Membros.

1989 ~> Queda do muro de Berlim.

1990 ~>
Reunificação da Alemanha.

1992 ~> É feito em Maastricht o Tratado da União Européia.

1993 ~> É fundado o mercado único europeu.

1995 ~> A Áustria, a Finlândia e a Suécia unem à UE, 15 Estados-membros.

1997 ~>É feito o Tratado de Amesterdão.

1999 ~>Uma moeda única é introduzida nos mercados financeiros, agora sendo a moeda oficial dos 11 Estados-Membros. O Banco Central Europeu (BCE) vira o responsável pela política monetária européia. O Conselho Europeu de Helsínquia, dedicado assume oficialmente a Turquia como candidata à adesão à EU.

2001 ~> A Grécia aderiu à terceira fase da União Econômica e Monetária (UEM).

2002 ~> Entra em circulação das moedas e notas em euros e a retirada de notas e moedas nacionais.O Conselho Europeu de Copenhaga decide que Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovênia poderão se unir à UE. A adesão da Bulgária e da Roménia será feita em 2007.

2004 ~> Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia se unem à União Européia.E assinado em Roma do projecto de Tratado Constitucional pelos Chefes de Estado dos 25 Estados-membros.

2007 ~> União da Bulgária e da Romênia a União Européia
Adesão da Eslovénia à zona euro.

http://europedirect.draplvt.min-agricultura.pt/uniao_europeia/cronologia.htm


Linha do Tempo da União Européia

1945 - 1959

Nesse período foi criada a União Européia, com a finalidade de acabar com as freqüentes guerras. A partir de 1950, a comunidade Européia começa a unir econômica e politicamente os países europeus.
A União Européia tem como objetivo o mercado único europeu, uma moeda única ( o euro ).
Em 1957, a União Soviética lança o primeiro satélite artificial ( o Soutnik 1 ).

1960 - 1969

Foi um período bom para o econômico. Os países da União Européia deixaram de cobrar direitos sobre as trocas comerciais realizadas entre si.
Nessa época houve uma revolução cultural ( "cultura jovem" ) com grupos como The Beathes. E também manifestações de estudantes em Paris.

1970 - 1979

A comunidade Européia se expandiu. Houve crises e problemas econômicos. Foi necessário verbas para a criação de empregos e de infra-estruturas nas regiões mais pobres.
Em 1979, os cidadãos passam a eleger os seus deputados.

1980 - 1989

Em 1986, foi criado o " Mercado Único ", para eliminar os que se opõem ao livre fluxo de comércio na União Européia.

1990 - 1999

Com o fim do comunismo na Europa Central e Oriental, ficou livre a circulação de mercadorias, de serviços, de pessoas e de capitais. Criação de uma zona de comércio livre, combinada de acordos de cooperação nos domínios social, cultural e humano.
A década de 90 é marcada pelos Tratados da União Européia ou Tratado de Maastricht e o Tratado de Amesterdão.

A partir de 2000

O euro é a nova moeda de muitos europeus.
Os Estados Membros da União Européia começam a lutar contra a criminalidade.
O Tratado de Lisboa foi assinado em 13 de Dezembro de 2007. Tratado que resultou em algumas reformas e que provocou alterações a nível institucional.




Referências Bibliográficas:

http://europa.eu/abc/history/index_pt.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Linha do tempo da UE


1950 - Criada a União Europeia para finalizar as guerras entre países vizinhos, que ocasionaram a Segunda Guerra Mundial. A sociedade Europeia do Carvão e do Aço começa a unir econômica e politicamente os países europeus, para uma paz duradoura.


1951- É assinada o Tratado de Paris, criando a CECA, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço entre a França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.


1956 - O movimento de protesto contra o regime comunista na Hungria é combatido pelos tanques soviéticos.


1957 - A União Soviética lança o primeiro satélite artificial


1958- É criado o Parlamento Europeu.


1960 - Países da União Europeia decidem implantar um controle de conjunto da produção alimentar, de forma que assegurem alimentos suficientes para todos.


1973 - A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à União Europeia


1974 - Queda do regime de Salazar em Portugal.


1977- Portugal e Espanha apresentam suas candidaturas oficiais para se tornarem paises membros da Comunidade Européia.


1978- Candidatura aceita.


1979 - O Parlamento Europeu aumenta a sua influência na UE, os cidadãos podem eleger diretamente os seus deputados.


1981- A Grécia torna-se o décimo Estado-Membro da UE.


1985- É assinado os tratados de adesão de Portugal e Espanha


1989- Acontece a Queda do Muro de Berlim


1995 -A União Europeia passa a incluir três novos Estados-Membros, a Áustria, a Finlândia e a Suécia


1999- Assinado o Tratado de Amesterdão.


2000- É comemorado os cinquentas anos da "Declaração Schuman" , Dinamarca rejeita o Euro.


2001- A Grécia adota o Euro.É assinado o Tratado de Nice


2004 - As divisões políticas entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental são finalmente declaradas sanadas quando dez novos países aderem à União Europeia


2005- Entrada em vigor, o Protoco Quioto.


2007 - Os 27 Estados-Membros da UE assinaram o Tratado de Lisboa.


Bibliografia :





http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia

União Européia




1950- Renasce a Europa

1951- É assinado o Tratado de Paris que estabelece a Comunidade Européia do Carvão e do Aço.
foi assinado em Abril de 1951, abrindo as portas à Europa das realizações concretas.

1954- Devido ao sucesso conseguido pela criação da CECA, os seis componentes desta instituição decidiram criar uma organização que zelaria pela defesa e protecção da Europa.

1957- É assinado o Tratado de Roma instituindo a Comunidade Econômica Européia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica que foram assinados por 6 membros fundadores.
O Tratado de Roma de 25 de Março de 1957, que institui a Comunidade Económica Europeia (CEE).

1958- A abolição dos direitos aduaneiros tem repercussões espectaculares: o comércio intra comunitário é multiplicado por seis, ao passo que as trocas comerciais da CEE com o resto do mundo são multiplicadas por três.


1960 - países da União Europeia decidem também implantar um controle conjunto da produção alimentar, de uma maneira que tivesse alimento para todos.


1965- O Tratado de Fusão que estabelece um Conselho único e uma Comissão única foi assinado em Bruxelas a 8 de Abril de 1965.


1972- A Noruega assinou também tratados de adesão à União Europeia.


1973: Primeiro alargamento da Comunidade Europeia
A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à comunidade em 1 de Janeiro de 1973.

1974-Em Portugal ocorre a queda do regime de Salazar.


1975-Fim às últimas ditaduras de direita na Europa.


1979: Primeiras eleições directas do Parlamento Europeu por sufrágio universal.
Até 1979, os membros do Parlamento Europeu eram membros dos parlamentos nacionais, que os nomeavam para os representar em Estrasburgo. A partir de 1979, passaram a ser eleitos por sufrágio universal directo em cada um dos países da União, por mandatos de cinco anos.

1980-O sindicato polaco Solidarność fica conhecido não so pela Europa como no mundo inteiro na sequência do movimento grevista dos trabalhadores do estaleiro de Gdans.

1986- A assinatura do Acto Único Europeu permitirá abolir as outras restrições, de ordem regulamentar e fiscal, que atrasavam ainda a criação de um mercado interno (ou mercado único) genuíno, totalmente unificado.
Assinatura do Acto Único Europeu no Luxemburgo.


1989-Queda do Muro de Berlim.A fronteira entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental é aberta pela primeira vez em 28 anos

1992 - A União Européia nasceu com o Tratado da Uniao Europeia ou Tratado de Maastricht mas muitos aspectos desta união já existiam desde a década de 50.
O Tratado da União Europeia, de 1992, fixa o objectivo e as modalidades de uma Política Externa e de Segurança Comum (PESC), que inclui, a prazo, a definição de uma política de defesa comum. Mas os europeus deverão ainda envidar numerosos esforços para harmonizar a sua diplomacia e a sua política de segurança.

1993: Ao entrar em vigor, em 1 de Novembro de 1993, o Tratado da União Europeia, assinado em 7 de Fevereiro de 1992 em Maastricht, confere uma nova dimensão à construção europeia.

1995- Os quinze países da União Europeia e doze países do sul do Mediterrâneo estabelecem uma parceria que deverá conduzir à criação de uma zona de comércio livre, combinada com acordos de cooperação nos domínios social, cultural e humano.
A terceira vaga de adesões, que teve lugar em 1995, traduz a vontade dos países da Europa escandinava e central de se juntarem a uma União que tem vindo a consolidar o seu mercado interno e se afirma como o único pólo de estabilidade no continente, após o desagregamento do bloco soviético.

1997- O Tratado de Amsterdão, assinado em 2 de Outubro de 1997 previa alterações aos Tratados da UE e CE.

1999- A UEM reúne todos os países que cumpriram um determinado número de critérios económicos destinados a garantir a sua boa gestão financeira e a assegurar a estabilidade futura da moeda única: o euro.

2000-Chamada de década de expansão,euro é a nova moeda de muitos europeus.

2001- À população helvética foi também proposta a adesão do país à União, mas foi rejeitada através de referendo popular.
O Tratado de Nice foi assinado em 26 de Fevereiro de 2001.

2002- O Tratado de Paris caducou em 23 de Julho de 2002, dado que havia sido assinado por um período de cinquenta anos.

2003-UE assegura missões de manutenção da paz na região dos Balcãs.


2004-Oito países da Europa Central e Oriental aderem à União Europeia,pondo fim à divisão da Europa decidida em Yalta 60 anos antes pelas grandes potências.


2005- A Croácia, Turquia e Macedónia são candidatos à adesão à UE.

2007- O Tratado de Lisboa foi assinado em 13 de Dezembro de 2007.


Bibliografia: