segunda-feira, 2 de junho de 2008

Desmatamento da África



O desmatamento desenfreado e as práticas erradas de uso do solo fazem com que a cada minuto, 12 hectares de terra virem deserto no mundo. A África é o continente mais afetado, notadamente na região subsaariana.
Cerca de 75 milhões de hectares de terras agricultáveis foram retirados da cadeia de produção até o ano 2000.
A América do Norte, com 74% de terras áridas ou semi-áridas, e a África, com 73%, são as regiões onde a situação é mais preocupante.

O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido ocupando-as com o cultivo da monocultura. Essa prática retira toda camada de vegetação deixando o solo exposto, propício a se fragmentar pelo vento e água, por se tratar de um solo arenoso é facilmente dispersado, iniciando assim o processo de desertificação. O caso mais evidente desse processo está em uma região chamada de Sahel, nessa região o problema cresce de forma assustadora, as causas são por ações humanas. No Sahel acontece atualmente a migração de pessoas para outras áreas em decorrência desse problema ambiental. Ao sul do deserto do Saara estão localizados alguns dos países mais pobres do planeta como Mali, Niger, Chade e o Sudão, em toda região adjacente ao deserto a destruição vegetal provoca assoreamento dos mananciais (rios, lagoas e lagos) e acelera o processo atingindo áreas que até então eram férteis. Essa destruição de dá por causa da produção de carvão vegetal, da agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta os cuidados ambientais e as técnicas que são menos degradantes. Para acabar com o avanço ou para modificar a situação de um problema tão grave que é a desertificação são necessários, sobretudo, recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, mas há um inconveniente, grande parte dos países africanos sofre sérios problemas financeiros.
O constante crescimento do processo de desertificação já provoca ameaças a regiões até então distantes do problema, o avanço vai contribuir para agravar ainda mais as mazelas sociais presentes nos países africanos.

http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-desertificacao-na-africa.htm
Eduardo e Leandro

2 comentários:

Prof. Fabio Maia disse...

Eduardo e Leandro,

Tenho várias observações quanto está atividade.

1a. Observação - O texto produzidos por vocês é igual ao encontrado no link.

2a. Observação - O 1o. parágrafo é de um site no qual vocês não indicaram o link.

Durante a correção vamos considerar os seguintes pontos: se as informações estão corretas, se o texto foi produzido por vocês e se há indicação das fontes de consulta.

A falta de algum destes pontos invizbiliza a correção da atividade.

Abs,
Fabio Maia

Fabio

A falta de

Prof. Fabio Maia disse...

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Infelizmente, o grupo não fez as mudanças sugeridas.

Fabio Maia