segunda-feira, 16 de junho de 2008

Linha do tempo da Rússia


1547 - Ivan, o Terrível, foi oficialmente coroado o primeiro czar da Rússia.

1613 - A Dinastia Romanov que inicia o grande processo de "imperialização" da Rússia

1648 - o líder cossaco Semyon Dezhnyov descobre o estreito que separa a América da Ásia: o atual Estreito de Bering. Nasce assim o maior império da história da Rússia.

1672 - Pedro I, “o Grande” , promoveu um amplo programa de modernização e fundou a cidade de São Petersburgo.

1861 - Os czares têm o apoio da Igreja Ortodoxa, o regime de servidão foi abolido e governam com poder absoluto.

1905 - O movimento foi violentamente repreendido pelas tropas do czar, que mataram a sangue frio vários dos trabalhadores. Esse episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento”

1917 - Revolução Russa, a revolução popular derruba o czar. A Rússia inicia sua 1ª fase de liberdade democrática, prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho.1918 - Após a vitória dos bolcheviques, a Rússia sofreu uma guerra civil entre os revolucionários do Exército Vermelho e os contra-revolucionários do Exército Branco.

1922 - Foi criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, reunindo os territórios que antes pertenciam ao Império Russo sob o regime comunista.

1924 - Passou do comunismo moderado ao comunismo extremo criando um poder ditatorial.

1928 - Stalin põe em marcha o seu plano dos cinco anos que consistia na modernização da economia soviética através, sobretudo, da introdução da indústria pesada.

1936 - O regime de Josef Stalin expulsou um número considerável de membros do Partido, atos que ficaram conhecidos como os "Grandes Expurgos".

1941 - A Alemanha nazista invadiu a União da Republica Socialista Soviética. Formação de uma "segunda frente contra Hitler”.

1945 - Fim da segunda guerra mundial. A URSS emergiu como a segunda maior potência do mundo, submetendo a seu controle todo o Leste Europeu.

1953 - Stalin morre e pensa-se que não deixou nenhum nome para lhe suceder no poder. A sua sucessão fora controversa.

1956 - Durante o congresso do PCUS, Khrushchov divulgou uma série de crimes de Stalin, renegando a herança do estalinismo.

1985 - União Soviética atingiu seu auge geopolítico e tecnológico.

1991 - Iéltsin afirmou que a Rússia teria que passar por uma terapia de choque econômica. De fato, após o comunismo, a Rússia entrou numa crise profunda, contraindo avultadas dívidas ao mundo e que ainda estão a ser liquidadas atualmente.

1996 - Iéltsin foi reeleito, mas desta vez através do voto popular. Foi a primeira votação popular da história da Rússia, onde se pensa que tenha sido contratada uma empresa de publicidade política dos EUA para conseguir a vitória.

1999 - Com Putin no governo, a economia russa teve início a um crescimento econômico muito grande e sem precedentes e que continua neste ritmo nos dias de hoje.

Referências bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Russia
http://www.girafamania.com.br/europeu/materia_russia.html
http://www.vermelho.org.br/revolucao_russa/linha.asp

Um comentário:

Prof. Fabio Maia disse...

Ana Letícia e Dayane Garcia,

Percebo uma oscilação no trabalho de vocês. Em alguns momentos, a elaboração textual é de vocês. Em outros percebo que vocês copiaram da Internet.

Infelizmente, não temos mais tempo para correções.

Abs.