segunda-feira, 16 de junho de 2008

Linha do tempo do Império Russo


O Império Russo pode ser compreendido como o período da história russa que começa com a expansão iniciada por Pedro I (do Báltico ao Pacífico) em 1721 até o reinado de Nicolau II da Rússia, deposto pela Revolução Russa de 1917.


Na Primeira Guerra Mundial, o Império Russo se uniu à Triplice Entente, na qual havia os países França e Inglaterra, contra a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Áustria-Hungria e o Império Turco-Otomano. Porém a participação russa na 1ª Guerra Mundial foi desastrosa, sofrendo humilhantes derrotas para a Alemanha, abandonando a guerra em 1917 com a assinatura do tratado de Brest-Litovsk.


Imperadores da Rússia
  • Pedro I

Pedro I foi o primeiro imperador da Rússia, tendo sido importante no processo de modernização e ocidentalização da Rússia. Governou de 1721 até 1725.

  • Catarina I

Foi esposa de Pedro I, o grande. Permaneceu no poder de 1725 até 1727 quando morreu.

Em 1711 acompanhou o czar na Campanha de Prut, contra a Turquia, e conta-se que salvou a vida de Pedro quando estava rodeado por um exército muito superior, sugerindo-lhe que se rendesse e utilizando as suas jóias e as das suas damas para subornar o Grão-Vizir.

  • Pedro II

Pedro II foi o sucessor de Catarina I.

Durante o reinado de Catarina I, Pedro era muito ignorado, mas logo após a morte de Catarina, ficou claro para muitos que Pedro deveria subir ao trono o mais rápido possível . A maior parte da nação e três quartos da nobreza estavam do seu lado.

  • Ana

Ana foi a sucessora de Pedro II.

Com a morte de Pedro II da Rússia, o Conselho Privado Russo sob o comando do príncipe Dmitri Galitzine sagrou Anna imperatriz em 1730. O conselho acreditava que Anna seria grata aos nobres por terem feito a sua fortuna, acatando todas as decisões importantes e servindo como fantoche no trono. Tentando estabelecer uma monarquia constitucional na Rússia, os nobres convenceram-na a assinar vários papéis limitando os poderes do Czar.

  • Ivan VI

Ivan VI sucedeu Ana no período de 1740-1741. Devido a sua pouca idade na época, Ernst Johann von Biron, duque da Curlândia, tornou-se regente. Com a queda de Biron (8 Novembro), a regência passou para a sua mãe, embora tenha sido o vice-chanceler Andrei Osterman que conduzia a governação.

  • Elizabeth I

Elizabeth I sucedeu Ivan VI no período de 1740 até 1761. Subiu ao trono depois de uma revolta militar que derrubou Ivan VI.

Dentre os principais pontos de seu governo, podemos citar:
Abolição da pena de morte
estabelecimento do senado
Ampliação do comércio interior

  • Pedro III

Pedro III foi o sucessor de Elizabeth I, de 1761 a 1762. Era neto de Pedro I, o grande. Foi obrigado a abdicar seis meses após subir ao trono devido a uma conspiração tramada pelo amante de sua esposa, Catarina II.

  • Catarina II

Catarina II foi a sucessora de Pedro III. Foi imperatriz da Rússia de 1762 a 1796.

Durante seu governo realizou uma ampla reforma na sociedade russa, modernizando-a. É considerada um exemplo de monarca do despotismo esclarecido. Graças a esta modernização a Rússia logrou obter grande desenvolvimento e a imperatriz, ainda que sendo da origem estrangeira, tornou-se muito popular.

  • Paulo I

Paulo I sucedeu Catarina II (1762-1796) sua mãe. Seus atos enquanto governante eram conhecidos como obstinados e despóticos.

Sua condução independente dos assuntos externos da Rússia mergulhou o país primeiramente na segunda coalizão contra a França revolucionária quando em 1799 se alia com a Inglaterra e com a Austria. Em 1801, a neutralidade armada contra a Inglaterra.

Dentre as suas principais medidas podemos destacar o direito a progenitura e a exclusão do direito de sucessão ao trono por parte de mulheres. Caracteriza-se pois, como extremamente despótico e machista.

  • Alexandre I

Sucessor de Paulo I. Com Alexandre I a Rússia ocupou na Europa uma tal posição que o Czar atingira a função de chefe das guerras contra a revolução francesa e contra Napoleão Todavia, difícilmente se poderá dizer que a luta exercida contra a hegemonia francessa fez efetivamente de Alexandre o primeiro dirigente da Europa.

NOTA: O último Czar Romanov foi o Grão-duque Mihail Alexandrovich (Michel II), irmão de Nicolau II, que foi escolhido a 17 de março de 1917. Com a abdicação de Nicolau II, Michel II abdicou imediatamente.

  • Nicolau I

Nicolau I foi o sucessor de Alexandre I no período de 1825 a 1855.

Durante seu governo tentou eliminar os movimentos nacionalistas, perpetuar os privilégios da aristocracia e impedir o avanço do liberalismo. Também reprimiu a insurreição decembrista em 1825 e apoiou a Áustria no controle da revolta húngara de 1848, o que lhe valeu o epíteto de o guarda da Europa.

  • Alexandre II

Alexandre II foi o sucessor de Nicolau I, no período de 1855 a 1881.

É conhecido por suas reformas liberais e modernizantes, através das quais procurou renovar a cristalizada sociedade russa.

  • Alexandre III

Alexandre III foi o sucessor de Alexandre II no período de 1881 a 1894.

Após o assassínio de Alexandre II da Rússia, que tinha introduzido reformas sociais e tinha tentado aproximar a Rússia das nações ocidentais, com parlamentos e constituições, Alexandre III e seu filho Nicolau II levaram o Império Russo num sentido diferente, mais autocrático, como que tentando regressar ao despotismo, desprezando o aparelho burocrático que em sua opinião os separava do povo.

  • Nicolau II

Nicolau II foi o sucessor de Alexandre III no período de 1894 a 1917. Foi praticamente o último Czar da Rússia, não sendo último de fato devido ao curto período em que seu irmão Miguel II ocupou esta posição antes de ser finalmente derrubado pela revolução de fevereiro de 1917.

Um comentário:

Prof. Fabio Maia disse...

Armando Cardozo, Igor Victor e Wallace Mauricio.

A atividade que vocês desenvolveram não é uma linha do tempo.

Você olharam o exemplo de linha do tempo que nós fornecemos para a turma.

Infelizmente, prazo para correção foram encerrados.

Abs.