sexta-feira, 27 de junho de 2008

→ União Européia


1950 - No dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman".
Propôs, através da Declaração Schuman de 9 de maio de 1950, colocar a produção franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade comum, em uma organização aberta à participação de outros países da Europa. Essa proposta levará à criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, que foi origem da atual União européia.

O dia 9 de Maio ficou conhecido como o Dia da Europa.


1951 - Criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), com a participação da França, Alemanha Ocidental, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.


1957 - Surgiu o Mercado Comum Europeu (MCE), que também é conhecido como Comunidade Econômica Européia (CEE). Seu objetivo básico era promover entre os países-membros a integração alfandegária, a livre-circulação de capitais e a progressiva uniformização de uma política trabalhista e fiscal. No início pertenciam ao Mercado Comum Europeu seis países: França, Alemanha Ocidental, Itália, Holanda, Luxemburgo e Bélgica. Posteriormente, foram admitidos: Irlanda, Grâ-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Portugal, Áustria, Finlândia e Suécia.


1960 - É assinada em Estocolmo (Suécia), a Convenção que institui a Associação Européia de Comércio Livre (EFTA), constituída pela Áustria, Dinamarca, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido.

1962 - Uma política agrícola comum (PAC),entra em vigor.


1973 - A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Européias. Que passam a ter 9 Estados-membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que a maioria da população se manifestou contra a adesão.


1981 - Com a participação da Grécia, agora, as Comunidades Europeias passam a contar com 10 Estados-Membros.


1986 - Portugal e Espanha entram nas Comunidades Europeias que passam a contar com 12 Estados-Membros.É assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu que altera os Tratados de Roma.


1989 - Acontece a queda do muro de Berlim.


1990 - Reunificação da Alemanha.


1992 - Criação da União Européia (UE) por meio do Tratado de Maastrich. Os objetivos são: união econômica, mediante a criação de uma moeda européia única e a adoção de políticas econômicas comuns a todos os membros; união política, mediante a criação de uma cidadania européia para o cidadão cujo país pertença à UE, e a adoção de uma política exterior e de segurança comum.


1993 - Cria-se o Mercado único europeu.


1995 - Concretiza-se a adesão à União Europeia da Áustria, Finlândia e Suécia.


1997 - O Tratado de Amesterdã é assinado o que deu à União Europeia novas competências.


1998 - O Conselho Europeu de Bruxelas decide que 11 Estados-membros (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha) preenchem as condições necessárias para a adoção da moeda única em Janeiro de 1999. Então se juntará a esses países, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia.


1999 - Início da terceira fase da União Económica e Monetária (UEM), A Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal adoptam o Euro como moeda oficial. O Conselho Europeu, reunido em Helsínquia (Finlândia), decide abrir negociações de adesão com a Bulgária, a Eslováquia, a Letónia, a Lituânia, Malta e a Roménia, bem como reconhecer a Turquia como país candidato.


2000 - O Conselho Europeu, em Nice, chega a acordo sobre o texto de um novo Tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.


2001 - A Grécia torna-se o 12º membro da zona euro. Na sequência do Conselho Europeu de Nice (França), é assinado um novo Tratado (Tratado de Nice) que altera o Tratado da União Europeia e o Tratado que institui a Comunidade Européia.


2002 - Concretiza-se o primeiro dia de circulação das moedas e notas de euro. O euro passa a ser única moeda nos 12 países participantes.


2004 - Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia passam a fazer parte da União Européia. A Croácia torna-se país candidato à União Europeia.


2005 - No Conselho Europeu realizado em Bruxelas, os Chefes de Estado e de Governo relançam a "Estratégia de Lisboa", focalizando-a no crescimento e no emprego. Bulgária e Roménia assinam, no Luxemburgo, o seu Tratado de Adesão à União Europeia.


2007 - Adesão da Bulgária e da Roménia à União Européia. Adesão da Eslovénia à zona euro. Assinatura do Tratado de Lisboa (Tratado Reformador da UE).


2008 - Chipre e Malta adotam o euro, passando agora a zona do euro a contar com 15 países.


Referências bibliográficas:
http://europa.eu/abc/history/index_pt.htm

http://www.aprendereuropa.pt/page.aspx?idCat=514&idMasterCat=300

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia

Um comentário:

Prof. Fabio Maia disse...

Olá, Meninas!!!

Que pena, vocês não terem entendido que não era para copiar e colar conteúdos da Internet. Mas, sim, fazer vasta pesquisa e, em seguida, vocês tinham que elaborar o próprio texto.

Infelizmente, não aceitaremos mais mudanças.

Abs,