segunda-feira, 30 de junho de 2008

Linha do tempo da União Européia

1950 - A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço começa a unir económica e politicamente os países europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura. Os seis países fundadores são a Alemanha, a Bélgica, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos. Os anos 50 são dominados pela guerra fria entre o bloco de Leste e o Ocidente.

O dia 9 de Maio esta data pode ser considerada como a do nascimento da União Europeia, e é hoje comemorado como o “Dia da Europa”.


1956 - O movimento de protesto contra o regime comunista na Hungria é reprimido pelos tanques soviéticos.

1957 - A União Soviética lança o primeiro satélite artificial (o Sputnik 1), liderando a "corrida espacial".

O Tratado de Roma institui a Comunidade Económica Europeia (CEE) ou “Mercado Comum”.

1960 - É criada a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus que não fazem parte da CEE, por iniciativa do Reino Unido.


1962 - Uma política agrícola comum (PAC), entra em vigor

1973 - A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Europeias. que passam a ter 9 Estados-membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que a maioria da população se manifestou contra a adesão.


1981 - Entrada da Grécia nas Comunidades Européias, que passam a contar 10 Estados - Membros

1986 - Espanha e Portugal aderem às Comunidades Europeias, que passam a contar 12 Estados-Membros.

É assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu, que entrará em vigor em 1 de Julho de 1987.


1989 - Queda do Mudo de Berlim.

1990 - Reunificação da Alemanha.


1993 - é concluído o Mercado Único com as “quatro liberdades”: livre circulação de mercadorias, de serviços, de pessoas e de capitais.


1995 - a União Europeia passa a incluir três novos Estados-Membros, a Áustria, a Finlândia e a Suécia. Uma pequena localidade luxemburguesa dá o seu nome aos acordos de “Schengen”, que gradualmente permitirão às pessoas viajar sem que os seus passaportes sejam objecto de controlo nas fronteiras. Milhões de jovens estudam noutros países com o apoio da UE. A comunicação é facilitada à medida que cada vez mais pessoas começam a utilizar o telemóvel e a Internet.


1997 - O Tratado de Amesterdão é assinado, e entrou em vigor a 1 de Maio de 1999.


1998 - O Conselho Europeu de Bruxelas decide que 11 Estados-membros (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha) preenchem as condições necessárias para a adopção da moeda única em Janeiro de 1999. A estes juntar-se-á, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia.


2000 - O Conselho Europeu, em Nice, chega a acordo sobre o texto de um novo Tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam solenemente a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.


2001 - Torna-se sinónimo de “Guerra contra o terrorismo” depois de terem sido desviados aviões para embaterem em edifícios de Nova Iorque e Washington. Os Estados-Membros da União Europeia começam a trabalhar cada vez mais em conjunto para lutar contra a criminalidade.


2002 - As moedas e notas em euros entram em circulação.


2004 - As divisões políticas entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental são finalmente declaradas sanadas quando dez novos países aderem à União Europeia.


Muitos consideram que é altura de a Europa ter uma constituição. Mas a questão de saber qual o tipo de constituição mais adequada está longe de ser consensual, pelo que o debate sobre o futuro da Europa continua.


2007 - Adesão da Bulgária e da Roménia à União Europeia.
Adesão da Eslovénia à zona euro.





Fontes:



http://europedirect.draplvt.min-agricultura.pt/uniao_europeia/cronologia.htm


http://europa.eu/abc/history/index_pt.htm

Um comentário:

Prof. Fabio Maia disse...

Considerações Finais sobre a atividade:

- Através de uma busca rápida pela Internet, vejo que o grupo não se preocupou em elaborar um texto próprio;

- Esqueceram de colocar alguns links consultados.

Fabio Maia