sexta-feira, 27 de junho de 2008

1950 - O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, profere um importante discurso em que avança propostas inspiradas nas ideias de Jean Monnet, ele propõe que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta a outros países da Europa.

O dia 9 de Maio esta data pode ser considerada como a do nascimento da União Europeia, e é hoje comemorado como o “Dia da Europa”.

1951 - Em Paris o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) foi assinado por seis países - Bélgica, França, República Federal da Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda - que entrou em vigor em 23 de Julho de 1952, por um período de 50 anos.

Em Julho de 2002 esta comunidade foi extinta.

1957 - Assinatura em Roma dos Tratados que instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom), que entraram em vigor em 1 de Janeiro de 1958.

1960 - É criada a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus que não fazem parte da CEE, por iniciativa do Reino Unido.

1962 - Uma política agrícola comum (PAC), entra em vigor

1973 - A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Européias. Que passam a ter 9 Estados-membros. A Noruega fica de fora, na sequência de um referendo em que a maioria da população se manifestou contra a adesão.

1981 - As Comunidades Europeias passam a contar com 10 Estados-Membros, com entrada da Grécia.

1986 - As Comunidades Europeias passam a contar com 12 Estados-Membros, com a entrada da Espanha e de Portugal.

O Acto Único Europeu é assinado no Luxemburgo e em Haia, que entrará em vigor em 1 de Julho de 1987.

1989 - Houve a queda do muro de Berlim.

1990 - Reunificação da Alemanha.

1992 - Tratado da União Europeia é assinado em Maastricht, e entrou em vigor em 1 de Novembro de 1993.

1993 - Mercado único europeu é criado.

1995 - A UE passa a ter 15 Estados-membros com a entrada da Áustria, Finlândia e Suécia. A Noruega fica, uma vez mais, de fora na sequência do referendo.

1997 - O Tratado de Amesterdão é assinado, e entrou em vigor a 1 de Maio de 1999.

1998 - O Conselho Europeu de Bruxelas decide que 11 Estados-membros (Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Espanha) preenchem as condições necessárias para a adopção da moeda única em Janeiro de 1999. A estes juntar-se-á, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia.

1999 - Início da terceira fase da União Económica e Monetária (UEM). É introduzida nos mercados financeiros a moeda única, e passa a ser a moeda oficial dos 11 Estados. O Banco Central Europeu (BCE) ao partir desse momento passa a ser responsável pela política monetária europeia, que é definida e executada em euros.

Dedicado principalmente ao alargamento da União, o Conselho Europeu de Helsínquia reconhece oficialmente a Turquia como candidata à adesão à UE e decide avançar com as negociações com os outros 12 países candidatos.

2000 -
O Conselho Europeu, em Nice, chega a acordo sobre o texto de um novo Tratado, que reforma o sistema decisório da UE na perspectiva do alargamento. Os presidentes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu e da Comissão Europeia proclamam solenemente a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

2001 -
A Grécia aderiu à terceira fase da União Económica e Monetária (UEM).
O Tratado de Nice é assinado, e entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2003.

2002 - 1 de Janeiro
As moedas e notas em euros entram em circulação.

28 de Fevereiro
As notas e moedas nacionais são tiradas de circulação.

13 de Dezembro
O Conselho Europeu de Copenhaga decide que 10 dos países candidatos (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia) poderão aderir à UE em 1 de Maio de 2004. É prevista para 2007 a adesão da Bulgária e da Roménia.

2004 - Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia aderem à União Europeia.

O projeto de Tratado Constitucional pelos Chefes de Estado ou de Governo dos 25 Estados-membros é assinado em Roma.

2007 - Adesão da Bulgária e da Roménia à União Europeia.
Adesão da Eslovénia à zona euro.

2008 - Adesão do Chipre e de Malta à Zona Euro.

*Links:

http://europedirect.draplvt.min-agricultura.pt/uniao_europeia/cronologia.htm

http://www.aprendereuropa.pt/page.aspx?idCat=514&idMasterCat=300



2 comentários:

Prof. Fabio Maia disse...

Érika Nunes, Jéssica Fernanda e Michelle Perrone.

Está existindo uma oscilação na atividade de vocês. Em alguns momentos a produção textual é do grupo. Em outros, eu consigo achar textos idênticos aos presentes nos links que vocês consultaram.

Infelizmente, não poderemos mais aceitar mudanças.

Abs.

Unknown disse...

Está existindo uma oscilação na atividade de vocês. Em alguns momentos a produção textual é do grupo. Em outros, eu consigo achar textos idênticos aos presentes nos links que vocês consultaram.

Infelizmente, não poderemos mais aceitar mudanças.