Linha do tempo Da Rússia
1904 - Começa a Guerra Russo-Japonesa, que desembocará na revolução russa de 1905.
1905 - Um movimento revolucionário é desencadeado com a derrota da Rússia na guerra contra o Japão pela posse da Manchúria.
1917 - Com as perdas na I Guerra Mundial o czarismo chega ao final e Nicolau II é derrubado;
O líder bolchevique Lênin instala em novembro um grupo revolucionário. A ala bolchevique se transforma no Partido Comunista; Revolução Russa
1922 - É criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que reúne os territórios que antes pertenciam ao Império Russo.
1924 - Morre Lênin, Josef Stálin assume o controle do Partido Comunista e do governo soviético.
1929 - Sua política de coletivização forçada das terras e provoca a morte de 10 milhões de camponeses por fome ou execuções.
1953 - Os Estados Unidos comprometem-se a impedir a expansão comunista, dividindo o mundo em dois blocos, Inicia-se a Guerra Fria;
Após a morte de Stálin, Nikita Kruchov sobe ao poder e denuncia os crimes de Stálin. É o começo do "degelo", período de moderada abertura política, que propicia um movimento anti-soviético na Hungria.
1957 - A Guerra Fria chega à conquista do espaço. Os soviéticos lançam o primeiro satélite artificial que gravita em torno da Terra, o Sputnik
1961 - A URSS lança o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin
1985-1991 - Em seu governo Gorbatchev reduziu as armas nucleares na URSS; assinou um pacto de redução com os EUA; permitiu a livre expressão e uma abertura a fabricas estrangeiras alem de reduzir a burocratização e ver a queda da URSS.
1991 - Mikhail Sergueievitch Gorbatchev foi o último secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética , o último líder da era URSS. onduziu o fim da Guerra Fria com os Estados Unidos e seu governo marcou a perda de poder do Partido Comunista, e a consagração de um projeto de transparência política e reestruturação econômica do país.
1994 - O exército russo entrou em Grozny, a capital da república da Chechénia, para conter uma rebelião separatista, mas não encontrou nenhuma resistência.
1995 - A República Autônoma da Tchetchênia, rica em petróleo e passagem obrigatória de oleodutos, proclamou a independência. Rebeldes pegaram em armas e começaram a enfrentar autoridades russas utilizando táticas de guerrilha. Iéltsin enviou as forças armadas para combatê-los, mas as guarnições numerosas e os tanques grandes, pesados e lentos não conseguiam penetrar nas montanhas da região, de relevo acidentado. Assim, o conflito causou grande número de baixas entre os soldados russos, o que minou a popularidade do presidente.
1999 - Iéltsin nomeou seu primeiro-ministro e herdeiro político Vladimir Putin como vice-presidente. Putin lançou-se candidato à presidência. No dia 31 de dezembro, renunciou de surpresa, fazendo de Putin imediatamente o novo presidente, mesmo antes das eleições. A tática funcionou e Putin recebeu o respaldo posterior nas urnas.
2004 - Putin é reeleito;
2008 - Dmitri Medvedev, é eleito novo presidente da Rússia, sucedendo a Vladimir Putin, que dois dias depois da tomada de posse de Medvedev passou a chefiar o governo do país.
Fontes:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/conheca_pais/russia/cronologia.html
http://pt.wikibooks.org/wiki/Linha_do_tempo
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080417155315AAyRvo9
http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%BAssia
2 comentários:
Olá, rapazes!
Vocês começaram a linha do tempo no período errado... Ela deve começar pelos Czares!
Outro ponto é que o percebo que a produção do texto não é de vocês.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Infelizmente, o gruçpo não teve uma preocupação em fazer as mudanças sugeridas.
Fabio Maia
Postar um comentário