1547- Ivan, o Terrível , foi oficialmente coroado o primeiro czar da Rússia. Durante o seu reinado, Ivan I reconquista os territórios aos tártaros e cria uma Rússia multi-cultural e multi-religiosa.
1613- Com o início da Dinastia Romanov se inicia o grande processo de "imperialização" da Rússia. Pedro, o Grande ou Pedro I da Rússia, derrotou a Suécia e na Grande Guerra do Norte forçando o inimigo a ceder partes do seu território.
1905- Na revolução de 1905 quando a Rússia foi derrotada inexplicavelmente pelo Japão durante uma guerra entre estes dois países, inicia-se o começo do fim da era czarista.
1917-Fim da era czarista e na sequência da Revolução Russa, a introdução pela primeira vez em todo o mundo um regime de aspecto marxista (socialista revolucionário), tendente ao estabelecimento de um Estado comunista.
(1918-1922)-Após a vitória dos bolcheviques na Revolução Russa, a Rússia sofre uma guerra civil entre os revolucionários (Exército Vermelho) e os contra-revolucionários (Exército Branco), estes últimos apoiados por tropas estrangeiras.
1922-Durante mais de 80 anos, a Rússia esteve submetida ao regime comunista, que erradicou o capitalismo e repartiu o antigo Império Russo em Repúblicas Socialistas Soviéticas, as quais formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
1924-Após a morte de Lenin, surge um georgiano chamado Josef Stalin, que passa do comunismo moderado ao comunismo extremo criando um poder ditatorial.
1928-Stalin obriga o país a passar por uma industrialização rápida, pondo em marcha o seu plano dos cinco anos que consistia na modernização da economia soviética através, sobretudo, da introdução da indústria pesada.
1945-A URSS estende o seu domínio à Polônia (massacrada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial) e à parte oriental da Alemanha, criando a República Democrática da Alemanha. A URSS passa a ter um domíno absoluto em quase toda a Europa de Leste.
1953-Morte de Stalin.
1961- Iuri Gagárin foi a personagem principal do programa espacial soviético criado por Khrushchev ao ser o primeiro ser humano lançado para o espaço e por realizar uma órbita completa à volta da Terra.
1982-Morte de Leonid Brejnev e Gorbachev sucede o seu lugar após os breves governos de Yuri Andropov e Konstantin Chernenko.
1991-Boris Nikolayevich Iéltsin foi eleito diretamente primeiro Presidente da Rússia na era pós-comunista. Ele afirmou que a Rússia teria que passar por uma terapia de choque econômica
1993-As Forças Armadas se mobilizaram e originou-se a Crise constitucional de 1993. Com o apoio militar, consegue manter o controle e conseguiu colocar em referendo a atual constituição da Federação da Rússia que viria a ser aprovada e adotada em 12 de Dezembro de 1993.
1996-Iéltsin foi reeleito mas desta vez através do voto popular. Foi a primeira votação popular da história da Rússia. Foi a primeira votação popular da história da Rússia, onde se pensa que tenha sido contratada uma empresa de publicidade politica dos EUA para conseguir a vitória.
1998- Vladimir Putin é eleito presidente sob influência direta de Iéltsin. que atualmente é muito criticado, seja dentro da Rússia, seja fora dela, por falta de democracia e de liberdade de expressão.
Bibliografia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Russia
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Rodrigo e Luiz,
Interessante a Linha do Tempo produzida por vocês.
Mas, vocês poderiam explicar mais alguns itens com, por exemplo, "1905- Começo do fim da era czarista" e "1993 -As Forças Armadas se mobilizaram e originou-se a Crise constitucional de 1993".
O que ocorreu para o fim da era Czarista?
O que levou a mobilização das Forças Armadas?
Reveja esses e outros pontos e tente explicá-los melhor.
Abs
Olá...
Pessoal, não podemos considerar o trabalho do jeito que está. Ao fazer um consulta na Internet acho muitas concidências entre o texto de vocês e os links consultados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Infelizmente, o grupo não fez as correções necessários no que se refere a cópia de conteúdos das páginas Web consultadas.
Fabio Maia
Postar um comentário