1689 - Pedro I, o Grande, torna-se czar e funda a cidade de São Petersburgo, que se torna a capital do Império.
1861 - Abolição do regime de servidão.
1890 - Surgem os 1º centros operários urbanos e os grupos de inspiração marxista, entre ele o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
1905 - A Vitória do Japão sobre a Rússia pela posse da Manchúria proporciona uma revolução.
1917 - O fim do czarismo vem juntamente com as grandes perdas na I Guerra Mundial, Nicolau II é derrubado.Bolchevique, o líder, instala um novo governo. A ala bolchevique se transforma no Partido Comunista.
1924 - Apos a morte de Lênin, O controle do partido comunista vai para as mãos de Josef Stálin.
1940 - A URSS Se transforma numa grande potencia mundial na Segunda Guerra Mundial, submetendo o Leste Europeu. Sua economia, no entanto, está arruinada e as mortes na II Guerra chegam a 20 milhões.
1953 – Depois da morte de Stálin, Nikita Kruchov sobe ao poder Denunciando os crimes de Stálin.
1964 – Depois de um golpe golpe derruba Khruchov e instala o linha-dura Leonid Bréjnev no poder.
1957 - Os soviéticos lançam o primeiro satélite artificial que gravita em torno da Terra, o Sputnik.
1958 - Os EUA respondem com o lançamento do Explorer.
1961 - A URSS manda o primeiro homem ao espaço.
1982 – Com a morte de Bréjnev há o enfraquecimento do regime soviético .
1991 – O Partido Comunista e as Forças Armadas dão um golpe de Estado e prendem Gorbatchov. A firme oposição do dirigente populista Boris Iéltsin e a mobilização da população de Moscou e Leningrado (atual São Petersburgo) levam ao fracasso do golpe. Iéltsin desmonta as principais instituições da URSS, esvaziando a autoridade de Gorbatchov, que renuncia em dezembr;o
1992 - A inflação, recessão, desemprego e crescimento das máfias em vários setores da economia são geradas na transição para o capitalismo.
1997 - Iéltsin é reeleito com o apoio das Forças Armadas e firma acordo de cooperação estratégica com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aceitando a entrada de países do antigo bloco comunista nessa aliança militar ocidental, em troca da participação no Grupo dos Oito (G8) - organismo que reúne os países mais ricos do mundo.
1998 – A Russa torna-se o centro da crise financeira mundial.
1999 - Um desconhecido é nomeado para o governo: Vladimir Putin.
2000 - Putin ganha prestígio ao ordenar a segunda intervenção militar na Chechênia e vence as eleições presidenciais de março.
2001 - Putin apóia à coalizão contra o terrorismo liderada pelos EUA e expressa o desejo de que a Russa seja admitida na Otan.
2002 - EUA e a Russa assinam um contrato para partilha de dois terços de seu arsenal de mísseis. Um comando extremista checheno invade o Teatro Dubrovka, em Moscou, e faz mais de 800 reféns.
2004 - Putin é reeleito, uma série de atentados atinge o país durante o ano, um deles a tomada de reféns em uma escola de Beslan (Ossétia do Norte) por rebeldes chechenos.
2006 - Putin assume pela primeira vez a presidência rotativa do G-8.A economia recupera-se , graças à alta do petróleo, da recessão provocada pela transição do comunismo para a economia de mercado.A Yukos declara falência. Federação Russa chega a um acordo com os EUA para entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC).
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/conheca_pais/russia/cronologia.html
3 comentários:
Olá, Meninas!
A Linha do tempo está bem organizada. Mas, eu percebo que os trechos destacados por vocês com mais importantes estão idênticos ao do site pesquisado. Isso é uma pena, porque nós esperamos que vocês desenvolvessem o seu próprio texto.
Pronto atuzalizado
Considerações Finais:
Acredito que chegamos ao nosso objetivo...
Fabio Maia
Postar um comentário