União Européia - Linha do tempo
1950: renasce a Europa.
Abril de 1951: O Tratado de Paris, que institui a primeira Comunidade Européia, a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), foi assinado.
1954: devido ao sucesso conseguido pela criação da CECA, os seis componentes desta instituição decidiram criar uma organização que zelaria pela defesa e proteção da Europa (Comunidade Europeia de Defesa; CED).
25 de Março de 1957: O Tratado de Roma ,que institui a Comunidade Econômica Européia (CEE), cria instruções e mecanismos de tomada de decisão que permitem dar expressão tanto aos interesses nacionais como a uma visão comunitária.
De 1958 a 1970: a abolição dos direitos aduaneiros tem repercussões espetaculares: o comércio intra comunitário é multiplicado por seis, ao passo que as trocas comerciais da CEE com o resto do mundo são multiplicadas por três.
1986: a assinatura do Ato Único Europeu permitirá abolir as outras restrições, de ordem regulamentar e fiscal, que atrasavam ainda a criação de um mercado interno (ou mercado único) genuíno, totalmente unificado.
1963: Com os seus destinos a unirem-se no continente, os Estados fundadores da Comunidade Européia assinam com as suas antigas colônias africanas, uma convenção que garante vantagens comerciais e ajudas financeiras.
1 de Janeiro de1973: a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à comunidade. A estas adesões seguiu-se um alargamento ao Sul do continente, durante os anos oitenta, com a Grécia, a Espanha e Portugal a afirmarem-se como nações democráticas.
7-10 de Junho de 1979: primeiras eleições diretas do Parlamento Europeu por sufrágio universal.
1979: passaram a ser eleitos por sufrágio universal direto em cada um dos países da União, por mandatos de cinco anos.
17 de Fevereiro de 1986: assinatura do Ato Único Europeu.
7 de Fevereiro de 1992: o Tratado da União Européia foi assinado em Maastricht.
1 de Novembro de 1993: Ao entrar em vigor, o Tratado de Maastricht confere uma nova dimensão à construção européia.
1992: O Tratado da União Européia, fixa o objetivo e as modalidades de uma Política Externa e de Segurança Comum (PESC), que inclui, a prazo, a definição de uma política de defesa comum.
28 de Novembro de 1995: os quinze países da União Européia e doze países do sul do Mediterrâneo estabelecem uma parceria que deverá conduzir à criação de uma zona de comércio livre, combinada com acordos de cooperação nos domínios social, cultural e humano.
1995: A terceira vaga de adesões, traduz a vontade dos países da Europa escandinava e central de se juntarem a uma União que tem vindo a consolidar o seu mercado interno e se afirma como o único pólo de estabilidade no continente, após o desagregamento do bloco soviético.
1 de Janeiro de 1999: A UEM reúne todos os países que cumpriram um determinado número de critérios econômicos destinados a garantir a sua boa gestão financeira e a assegurar a estabilidade futura da moeda única: o euro.
Fevereiro de 2000: É realizada a Conferência Intergovernamental.
Dezembro de 2000: O Tratado de Nice foi adotado pelos estados-membros da União Européia em Nice.
26 de Fevereiro de 2001: O Tratado de Nice foi assinado.
1 de Fevereiro de 2003: O Tratado de Nice entrou em vigor.
Abril de 2003: O Tratado de Adesão foi assinado em Atenas.
1 de Maio de 2004: O Tratado de Adesão entrou em vigor.
18 de Julho de 2003: A proposta final do tratado constitucional para a União Européia (Tratado que Estabelece uma Constituição para a Europa) foi publicada pelo Praesidium, da Convenção para o Futuro da Europa.
18 de Junho de 2004 : Após longas negociações,o tratado constitucional para a União Européia foi acordado, com algumas alterações, pelo Conselho Europeu em Bruxelas.
29 de Outubro de 2004: O tratado constitucional para a União Européia foi assinado em Roma.
19 de Outubro de 2007: O Tratado de Lisboa (também denominado Tratado Reformador) é o acordo ratificado pelo Conselho da União Européia em Lisboa, substitui a Constituição Européia de 2004.
Referência bibliográfica :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia
2 comentários:
Percebo que há alguns erros e osciliações no trabalho de vocês.
Um dos erros é que vocês colocam que a Europa renasceu em 1950. como assim? Isso não está claro.
A oscilação é que em alguns momentos, o texto é do grupo, em outros percebo que ele é a copia integral de conteúdos presentes na Internet.
Infelizmente, não é mais possível modificar a atividade.
Abs,
Postar um comentário