1950- A proposta é formulada oficialmente em pela França e fervorosamente acolhida pela Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo.
1951-É assinado o tratado que institui a primeira Comunidade Europeia, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), abrindo as portas à Europa das realizações concretas.
1954-Devido ao sucesso conseguido pela criação da CECA, os seis componentes desta instituição decidiram criar uma organização que zelaria pela defesa e protecção da Europa (Comunidade Europeia de Defesa; CED).
1957-É assinado o Tratado de Roma de 25 de Março , que institui a Comunidade Económica Europeia (CEE), cria instruções e mecanismos de tomada de decisão que permitem dar expressão tanto aos interesses nacionais como a uma visão comunitária.
1963-Os Estados fundadores da Comunidade Europeia assinam com as suas antigas colônias africanas, em 1963, uma convenção que garante a estas últimas certas vantagens comerciais e ajudas financeiras: A Convenção de Lomé, que se seguiu à Convenção de Iaundé.
1973-Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem à comunidade.
1979-Os membros do parlamento europeu passaram a ser eleitos por sufrágio universal directo em cada um dos países da União, por mandatos de cinco anos.
1986-Assinatura do Ato Único Europeu.
1992-É assinado o Tratado da União Européia, em Maastricht.
1993-O Tratado da União Européia entra em vigor e confere uma nova dimensão à construção européia.
1999-A UEM reúne todos os países que cumpriram um determinado número de critérios económicos destinados a garantir a sua boa gestão financeira e a assegurar a estabilidade futura da moeda única: o euro.
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uniao_europeia
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Rodrigo Matos e Luiz Thomaz,
Achei bom o trablaho, mas acho que vocês poderiam ter caprichado mais no texto.
Abs.
Postar um comentário